
Estudo mostra os impactos do consumo de café nos rins (Créditos: Shutterstock)
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo todo, perdendo apenas para a água. Por isso, não é de se surpreender que existam tantos estudos pesquisando os diversos efeitos da bebida no organismo, tanto a curto quanto a longo prazo. Além de ajudar na concentração e até funcionar como um excelente pré-treino, você tem mais um motivo para consumir café diariamente.
Benefícios do consumo regular de café para os rins
Uma pesquisa publicada na Johns Hopkins Medicine em 2022 mostrou os benefícios do consumo regular de café para os rins. De acordo com os dados apresentados, beber uma xícara de café por dia pode diminuir as chances de lesão renal aguda em 15%. Se o indivíduo aumentar o consumo para duas ou três xícaras, a redução nos riscos de lesão nos rins sobe para 22% e 23%.
Para quem se preocupa com o “alto” consumo de café, vale lembrar que a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) informa que consumir até 400g de cafeína por dia não causa efeitos adversos. Essa quantidade rende quase 1 litro de café (dependendo do tipo, é claro).
O diretor da Divisão de Nefrologia da Universidade Johns Hopkins, Dr. Chirag Parikh explicou ainda que já era sabido que o café ajuda na prevenção de doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e hepáticas, e que agora pode ser adicionado os benefícios para os rins nessa lista.
Apesar disso, ele afirma que mais estudos aprofundados são necessários para termos certeza sobre a relação das funções renais com o consumo de café.