
Quer viver mais? Então tome uma xícara de café todos os dias antes de 12h. (créditos: Shutterstock)
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Aqui no Brasil ele só fica atrás da água. Além do gosto, muitas pessoas também tomam café por conta do efeito estimulante da cafeína que ajuda a aumentar a alerta, melhorar o foco e reduzir a sensação de cansaço. Recentemente, um especialista em Blue Zones - regiões do mundo com maior expectativa de vida - acrescentou mais um item à lista de motivos para consumir a bebida todos os dias.
Em sua conta no TikTok, Dan Buettner, de 64 anos, comentou que o café é uma das bebidas mais populares nas seis regiões onde as pessoas têm mais probabilidade de viver até 100 anos. A correlação não é mera coincidência. Poucas pessoas sabem, mas a cafeína oferece muitos benefícios para a saúde cardiovascular, especialmente se você beber antes do meio-dia.
Tomar café antes do meio-dia facilita o fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial
Segundo Dan Buettner, a maioria das pessoas que vivem por muitos anos gostam de tomar café todos os dias. "Se você tomar uma ou duas xícaras de café antes do meio-dia, isso na verdade diminui sua chance de doença cardiovascular”. O comentário de Dan se alinha com descobertas recentes do European Heart Journal, que analisou mais de 40.000 adultos para entender os efeitos do consumo de café em vários momentos do dia. Entre os participantes, 36% bebiam café pela manhã, 16% bebiam ao longo do dia e 48% não bebiam café.
Ao final do estudo, quem consumia a bebida de manhã tinha 31% menos probabilidade de morrer de doença cardiovascular e 16% menos probabilidade de morrer de qualquer causa. No entanto, isso não era o mesmo para quem bebia café o dia todo e quem não tomava café. Nesses dois casos, não foram observadas nenhuma redução de risco.
De acordo com Dr. Lu Qi, principal autor do estudo, este é o primeiro estudo que testa padrões de tempo de consumo de café e seus efeitos na saúde. “Nossas descobertas indicam que não é apenas se você bebe café ou quanto você bebe, mas a hora do dia em que você bebe café é importante”, comentou o pesquisador em comunicado.
Tomar café de tarde pode perturbar o ciclo do sono e afetar o metabolismo
Se por um lado tomar café de manhã é benéfico, o mesmo não podemos dizer sobre consumir a bebida após meio-dia. “Consumir café à tarde ou à noite pode perturbar os ritmos circadianos e os níveis de hormônios como a melatonina. Isso, por sua vez, leva a mudanças nos fatores de risco cardiovascular, como inflamação e pressão arterial”, explica o Dr. Lu Qi.
A cafeína também tem efeito termogênico, ou seja, ela pode aumentar a taxa de metabolismo e promover a queima de calorias. Isso pode ser benéfico para algumas pessoas durante o dia, mas, à tarde ou à noite, esse efeito já não é mais tão vantajoso, pois pode interferir na preparação do corpo para o repouso e na regulação dos ritmos circadianos.
Veja mais:
Harvard: 4 bebidas populares alternativas ao café que aumentam a energia e o que você precisa saber sobre elas
Nem açúcar, nem adoçante: caramelo de tâmaras é a solução saudável para adoçar o café ou até fazer uma calda de pudim ou recheio de bolo; aprenda a receita