Será que você está tomando o seu primeiro café do dia exatamente na hora certa? Se soa como algo inusitado, é porque você certamente desconhece a explicação por trás dessa orientação. Um especialista do sono defende que há um horário específico considerado ideal para ingerir o primeiro café da manhã.
O brasileiro, segundo um levantamento recente feito pelo IBGE, costuma consumir uma média de três a quatro xícaras de café por dia. E o consumo da bebida logo cedo, além de ajudar a despertar, oferece benefícios ao corpo por ser rica em sais minerais e vitaminas com ações antioxidantes.
O café é realmente uma das bebidas preferidas dos brasileiros. Além de conquistar muita gente pelo seus benefícios como pré-treino, o café pode ser um aliado da memória, quando ingerido nas doses certas. Ao ser consumido em excesso, por outro lado, o café pode oferecer os efeitos opostos dos desejados.
Especialista revela quando você deve tomar o primeiro café da manhã
Segundo o especialista do sono Rex Isap, CEO da Happy Beds, tomar um café logo ao acordar pode não ser uma boa ideia. Ele desaconselha consumir a bebida no primeiro horário e sugere aguardar exatamente até 8h33 para dar o primeiro gole de café.
"Tendemos a pegar a chaleira assim que acordamos. O ideal, porém, é esperar uma hora após acordar para realmente colher os benefícios", explica ele.
"Quando acordamos, nossos níveis de cortisol estão no auge. O cortisol, frequentemente associado ao estresse, aumenta seus níveis de alerta. Portanto, beber cafeína enquanto seus níveis de cortisol já estão altos pode funcionar contra isso ou até mesmo ajudar a ganhar tolerância à cafeína", acrescenta.
O cálculo de Rex é baseado no dado médio em que as pessoas que moram no Reino Unido acordam, às 7h33. Desta forma, a sua recomendação é que as pessoas saboreiem a primeira xícara de café na manhã às 8h33.
Veja mais!
Corte o café e veja o que acontece com o seu corpo, segundo a ciência
Café descafeinado faz mal à saúde? Saiba como a bebida é feita e se possui efeitos colaterais!