Uma xícara de café é a base essencial da rotina matinal para muita gente. Ela dá a sacudida de energia para quem precisa encarar uma rotina de trabalho ou de estudos ao longo do dia.
Para muitas pessoas, o café deve ser ingerido antes mesmo da primeira conversa. Para outros, o ideal é primeiro chegar ao trabalho, se acomodar e só depois tomar a primeira xícara. Mas será que existe um padrão ideal para o melhor momento para tomar café?
O neurocientista e podcaster Andrew Huberman incentiva as pessoas a adiarem o café da manhã por mais de uma hora depois de acordar para "otimizar o desempenho físico e mental". E o que isso significa? Entenda!
Entenda por que não é recomendado beber café ao acordar
Huberman explica que a adenosina, substância química que faz as pessoas se sentirem cansadas e menos alertas, se acumula quando acordamos. O consumo de cafeína, que bloqueia a adenosina, será mais eficaz cerca de 90 minutos ou duas horas depois, ajudando as pessoas a ficarem alertas pela tarde.
Normalmente, a cafeína de uma xícara de café começa a fazer efeito cerca de 30 minutos a uma hora após o consumo. Mas depende do indivíduo, de sua genética e do fato de ter ou não feito uma refeição antes.
Para alguns, os efeitos da cafeína aparecem de 10 a 15 minutos após o consumo, para outros pode levar algumas horas. Embora possa variar, os especialistas dizem que a janela das 9h30 às 11h pode ser o melhor horário para consumir café, de acordo com a Cleveland Clinic.
O relógio biológico influencia no horário ideal para tomar café
A intensidade dos efeitos da cafeína pode depender da hora do dia em que você consome a bebida devido ao relógio natural do corpo que sinaliza a hora de dormir e de acordar.
O cortisol do corpo - o hormônio do estresse - que ajuda a fazer com que você se sinta acordado, aumenta cerca de 30 a 45 minutos após o despertar, explica Julia Zumpano, nutricionista do Cleveland Clinic Center for Human Nutrition.
Se você tomar café logo pela manhã, poderá ter uma resposta mais intensa porque sentirá os efeitos além da resposta natural de alerta do corpo.
Dica de especialista: beba o café lentamente
Para quem não abre mão de preparar e beber a sua xícara imediatamente ao acordar, Julia Zumpano sugere algumas dicas que podem ajudar a reduzir os possíveis efeitos colaterais.
- Tomar o café lentamente em vez de engoli-lo;
- Beber o café junto com uma refeição pode retardar a absorção da cafeína na corrente sanguínea;
- A adição de um pouco de leite também pode neutralizar alguns dos efeitos.
Ainda assim, os especialistas orientam evitar adoçantes artificiais e açúcares adicionados, que podem elevar o nível de açúcar no sangue e aumentar o risco de diabetes e obesidade.
Há poucas pesquisas que sugerem que adiar o consumo de cafeína é ideal para todos, portanto, para quem ainda prefere manter o hábito de tomar o seu café ao acordar, não será um problema. Mas se puder esperar até o meio da manhã, pode ser melhor.
Veja mais!
Chá da manhã, da tarde e da noite: essas são as ervas ideais para cada horário do dia
Canela e cardamomo no café: os benefícios de adicionar as especiarias na bebida