• Entrar
  • Cadastrar
Café ou energético? Estudo avalia efeitos e melhor opção para ganhar energia

Pesquisa analisa efeitos do café e dos energéticos no uso para o ganho de energia; veja qual é a melhor opção.

Descubra quem vence o embate para aumentar a energia (Foto Shutterstock)

Café ou energético: quem leva a melhor nesse embate? Na busca pelo aumento de energia, muita gente reforça o consumo de café e de bebidas energéticas industrializadas sem considerar os perigos. Essas opções acabam sendo soluções mais urgentes para quem precisa ficar mais tempo acordado para realizar algum trabalho, para estudar ou até para ter mais disposição para outras atividades.

Mas qual será a melhor escolha? Assim como tudo na vida, sempre é importante levar em conta os prós e contras para fazer as melhores apostas, afinal, a saúde e o bem-estar nunca devem ficar para segundo plano.

Um estudo recente foi realizado para encontrar as respostas. Confira os resultados e saiba se o café ou o energético é a melhor opção para aumentar a energia.

Estudo avalia se a melhor opção é café ou energético

É um clássico! Tem dias que falta disposição para encarar tantas obrigações. E quando isso acontece, o café costuma ser a salvação para dar um levante. Mas há quem opte pelo energético. Um fato importante que não pode ser esquecido: o perigo dos excessos de café e das bebidas energéticas industrializadas, pois podem causar riscos à saúde.

Para saber qual é a opção mais saudável, pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, fizeram um estudo com praticantes de ciclismo. Os voluntários foram expostos a doses semelhantes de xícaras de café e energéticos. O desempenho dos participantes durante os treinos foram analisados.

No entanto, o uso dessas bebidas deve ser feito com equilíbrio. Segundo o Journal of American Heart Association, quatro latinhas de energético são suficientes para causar arritmias cardíacas, um perigo para a saúde cardiovascular. O exagero de café também pode causar problemas, basta que se exceda quatro xícaras por dia.

O que acontece com o consumo em excesso de café e energético

O consumo exagerado de café e de bebidas energéticas pode causar o aumento da ansiedade, da frequência cardíaca e das batidas do coração, além de sensação de mal-estar. Para quem tem pré-disposição genética, condições potencialmente fatais são desdobramentos mais graves possíveis.

E qual é o limite de consumo saudável dessas bebidas? Segundo as diretrizes, o limite de cafeína é de 400 mg de cafeína ou 500 mg de taurina por dia. Isso corresponde a 4 xícaras de café ou 2 latinhas de energético.

Mas quando se trata de opções saudáveis, vale lembrar que os energéticos possuem muitos aditivos químicos, inclusive açúcar, acidulantes, corantes e mais substâncias prejudiciais. O café oferece importantes benefícios para a saúde, incluindo para a memória, quando consumido dentro das diretrizes recomendadas.

Veja mais!

Posso tomar café de barriga vazia? Entenda impacto da bebida no organismo de jejum.

Guaraná em pó além da energia: os benefícios vão te surpreender!

Temas relacionados