Tem gente que não consegue viver sem tomar um cafezinho logo depois de acordar. Considerado a segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água, o café é visto por muitos como uma espécie de despertador, afinal, a cafeína aumenta o estado de alerta da mente e reduz a sensação de fadiga. No entanto, esse hábito tão comum pode ser bastante prejudicial para o sistema digestivo, principalmente para aqueles que já têm histórico de problemas no estômago.
Entenda por que você nunca deve tomar café de barriga vazia e qual o melhor horário para tomar a bebida.
Tomar café de manhã agride a parede do estômago e pode provocar azia e queimação
Tomar café de jejum agride a mucosa do estômago e pode causar dor, queimação e azia. Isso acontece porque a cafeína tem um alto potencial irritativo, uma vez que ela estimula a liberação de ácidos gástricos. Embora o estômago tenha um sistema de defesa que protege a sua mucosa das enzimas e ácidos da digestão, quando ele está vazio, as secreções gástricas ficam em contato direto com a parede.
Por esse motivo, tomar café de jejum não faz bem para o estômago. O aumento da acidez estimulado pela cafeína pode atingir a mucosa estomacal e provocar desconforto na região. O problema é ainda maior em pessoas com gastrite e úlceras. O ideal, nesse caso, é consumir a bebida depois de ingerir algum alimento, pois a comida ajuda a revestir a parede interna do estômago e neutraliza a acidez.
Vale ressaltar que a regra não se aplica apenas ao jejum após acordar. Tomar café depois de ficar longas horas sem se alimentar também pode causar desconforto. O tempo médio de digestão varia entre três a quatro horas. Se você não consumir nada durante esse tempo, o estômago volta a ficar totalmente vazio. Portanto, procure sempre comer alguma coisa antes de tomar café para não causar danos à mucosa gástrica.
Qual a melhor hora para tomar café?
Os nutricionistas indicam que o melhor momento para tomar café é 30 a 40 minutos depois de acordar e, de preferência, acompanhado de um alimento. Esperar esse tempo para tomar a bebida é importante porque a cafeína interfere nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Quando tomamos café assim que acordamos, a dose de cafeína estimula ainda mais a liberação de cortisol, situação que pode causar desequilíbrios no metabolismo.
Veja também:
Café da manhã depois das 9h aumenta o risco de diabetes: confira novo estudo divulgado
Como evitar o refluxo: confira 4 dicas