Por muitos anos, o café foi classificado como uma bebida prejudicial à saúde. Entretanto, com o passar do tempo, inúmeras pesquisas comprovaram que a cafeína pode trazer diversos benefícios à saúde, desde que consumida com moderação. Mas para aproveitar as vantagens de tomar café, é preciso ficar atento a alguns detalhes durante o preparo. Muitas pessoas não sabem, mas o tipo de grão, a moagem e até a temperatura da água interferem diretamente no valor nutricional da bebida.
Descubra qual a maneira mais saudável de fazer o seu café para potencializar seus efeitos positivos no organismo.
Como preparar café para obter maiores benefícios à saúde?
A maior parte dos benefícios do café vem de compostos chamados polifenóis. Contudo, essas substâncias são pouco resistentes ao calor e tendem a se decompor quando expostas a altas temperaturas. Por isso, os cafés com maior teor de polifenóis são aqueles de torra clara. Esses grãos também contêm mais antioxidantes, substâncias que protegem o corpo contra inflamações e danos celulares provocados pelos radicais livres.
Além da torra, outro detalhe que influencia na qualidade nutricional do café é a moagem dos grãos. Quanto mais bem moído é o café, mais polifenóis a bebida oferece. Por isso, o expresso é uma das escolhas mais saudáveis, pois ele é feito a partir de uma moagem fina que extrai o máximo de compostos dos grãos.
Por fim, o último detalhe é não usar água fervente para preparar o café. Se a água estiver muito quente, ela queima alguns nutrientes da bebida. Além disso, quanto maior for a temperatura, maior será a extração dos compostos que contribuem para o seu sabor e aroma, o que tende a deixar p café com gosto mais amargo.
Portanto, a xícara de café mais saudávelé aquela preparada com grãos de torra leve, moagem fina e água quente, mas não fervente. Vale lembrar que a adição de leite, creme e açúcar também reduz o valor nutricional da bebida.
Café coado é o melhor para a saúde
O café coado é a melhor escolha para a saúde. Um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology constatou que o não filtrado contém substâncias que aumentam o colesterol. Ao examinar os dados de homens e mulheres adultos ao longo de um período de 20 anos, os cientistas descobriram que aquelas que bebiam café coado tinham menos taxas de morte por doenças cardiovasculares.
O resultado da pesquisa é um banho de água fria para quem gosta de café feito com prensa francesa. De acordo com a pesquisa, o café não coado contém até 30 vezes mais compostos que aumentam os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos no sangue.
Benefícios do café para a saúde
O café é conhecido pelo seu poder estimulante que aumenta o foco e poder de concentração. Além da cafeína e dos antioxidantes, o grão também é rico em vitaminas do complexo B, potássio e manganês. Por conta da sua composição química, a bebida pode oferecer muitos benefícios à saúde, dentre as quais podemos destacar:
- Diminuição do risco de doença cardíaca e diabetes do tipo 2;
- Prevenção a certos tipos de câncer e distúrbios neurológicos;
- Tem efeito anti-inflamatório;
- Alivia dores de cabeça;
- Auxilia na digestão;
- Melhora o desempenho físico;
- Ajuda no emagrecimento.
A recomendação diária de café é de, no máximo, 3 xícaras por dia. Outro cuidado é evitar consumir a bebida de noite perto da hora de dormir, pois o efeito estimulante da cafeína afeta a qualidade do sono. Pessoas grávidas e lactantes só devem tomar café com orientação médica.
Veja também:
Açúcar no café: entenda o que você perde ao fazer isso e mude já esse hábito terrível!
Café descafeinado: entenda como é feito
Café Tradicional e Extraforte que você compra no mercado tem impureza mesmo? SAIBA A VERDADE sobre a qualidade dessas bebidas