O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água. Para muitas pessoas, inclusive, ele funciona quase como um despertador. Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, o café torna-se ainda mais popular no país, afinal, nada melhor do que uma bebida quente para aquecer o corpo e começar bem o dia. Embora existam várias cafeterias e padarias espalhadas pelas cidades, fazer o próprio cafezinho em casa é bem mais prático e econômico.
Mas para preparar um café digno de uma boa cafeterias, é preciso ficar atento aos métodos de preparo. Além de escolher grãos de qualidade, algumas técnicas também ajudam a deixar a sua bebida ainda mais gostoso.
Pensando nisso, nós conversamos com a barista Wanessa Nascimento Evangelista, da cafeteria DarkCoffee, no Rio de Janeiro, sobre os segredos do bom café e dicas de como preparar a bebida em casa e deixá-la com um sabor especial. Confira!
Café coado ou expresso: qual a diferença entre os dois tipos?
“O café expresso é feito em uma pressão maior e com menos quantidade de água. Já o coado é preparado de forma mais lenta e com mais água”, comenta Wanessa. Em relação ao mais gostoso entre os dois, a resposta depende da preferência de cada um. O café coado tem um sabor suave e delicado, enquanto o expresso é mais acentuado e encorpado. O expresso também possui a crema - aquela espuminha na superfície da bebida - que deixa o gosto ainda mais amargo.
Portanto, se você gosta de um café mais amargo, aposte no expresso. Agora, se você prefere uma bebida mais suave, o coado é a melhor opção. Outra diferença entre os dois tipos é que o café coado tem mais cafeína. Isso porque ele passa mais tempo em contato com a água, extraindo uma quantidade maior da substância.
Dê preferência ao café em grãos para deixar a bebida ainda mais saborosa
De acordo com Wanessa, cafés em grãos são sempre mais saborosos. “É muito melhor comprar em grãos e moer na hora do preparo”, diz a barista. Os grãos de café são mais frescos em comparação com o moído. Além disso, o sabor da bebida é influenciado pela oxidação dos óleos naturais presentes nos grãos. Moer o café pouco tempo antes de prepará-lo preserva esses óleos e os sabores naturais, deixando o café mais saboroso.
O aroma do café em grãos também é mais intenso justamente por conta da preservação desses compostos voláteis. Assim, se você deseja ter uma experiência sensorial mais rica, vale a pena comprar em grãos. Agora, se você não tem um moedor ou acha o café em pó mais prático, o segredo é escolher uma marca de qualidade. Também é interessante prestar atenção no tipo de torragem.
Cafés mais intensos são chamados de extra fortes. Eles são caracterizados por uma torra mais escura, quase carbonizada. Já o suave têm uma torra mais clara que não deixa a bebida tão amarga.
Coador de pano ou de papel: qual a melhor opção?
O café mais consumido na casa dos brasileiros é o coado. Ele tem um preparo prático e simples, além de ser mais econômico. Para preparar café expresso você precisa ter uma máquina específica ou pelo menos algum equipamento que aplique a pressão necessária para garantir uma extração consistente.
O café coado pode ser feito no filtro de papel e de pano e cada um possui seus prós e contras. Para Wanessa, o de papel é a melhor opção por ser mais fácil de usar. Por outro lado, ele precisa ser descartado a cada uso, o que pode gerar um certo gasto. Já o de pano é mais econômico, porém é necessário higienizar a cada uso. Caso ele esteja muito sujo, pode interferir no sabor do café.
Em resumo, se você prefere sabores mais complexos e está disposto a investir mais tempo higienizando o coador após o uso, o de pano é uma boa escolha. Para quem valoriza praticidade e uma bebida com sabor mais limpo e suave, o coador de papel é a melhor opção.
Atenção a quantidade ideal de café e água
Segundo Wanessa, é preciso ter atenção à proporção de água e pó para um café equilibrado. “Para o coado uma boa medida é 30 gramas para 180 ml de água”, explica. Se quiser um café mais intenso, é só colocar mais café e menos água. A barista também destaca que a temperatura da água pode interferir no sabor da bebida. “Quanto maior a temperatura do líquido, maior será a exploração dos compostos do café, como aroma e sabor”.
Como deixar o café do dia a dia mais gostoso?
Para deixar sua bebida ainda mais saborosa, a barista compartilhou com o TudoGostoso uma receita de café coado para esquentar nos dias mais frios. Veja a seguir.
Ingredientes:
- 30g de café
- 150ml de água
- 50ml de creme de leite
Modo de preparo:
Coloque o pó de café no filtro e regue com a água quente. Enquanto espera coar, bata o creme de leite na coqueteleira com 2 pedras de gelo até o gelo sumir. Depois, adicione o creme de leite aos poucos com auxílio de uma colher e está pronto o seu café.
Veja também:
Como escolher o café certo para preparar na cafeteira italiana e não cometa esse erro simples na hora de fazer a bebida
Açúcar no café: entenda o que você perde ao fazer isso e mude já esse hábito terrível!