• Entrar
  • Cadastrar
É assim que o seu café terá mais sabor, intensidade e aroma: os benefícios de moer o grão em casa e como fazer

Acredite, depois de moer seu próprio grão, você nunca mais vai querer beber café de outro jeito!

Ter o seu café moído na hora é mais fácil do que você pensa - e os resultados surpreendem! (Crédito: Shutterstock)

Nada é tão reconfortante e ao mesmo tempo energizante quanto um bom café. É verdade que cada pessoa tem sua preferência de preparo, seja na cafeteira elétrica, na prensa francesa ou na cafeteira italiana, e também de consumo, com leite, açúcar ou creme.

Independentemente da escolha, existe uma forma de saborear um café com mais sabor, intensidade e aroma: deixar de lado o pó que você compra no mercado e moer o seu próprio grão em casa. Essa prática tem inúmeros benefícios para uma experiência completa!

Benefícios de moer café em casa

Os cafés prontos e moídos que consumimos passam por mais etapas de processo industrial, o que pode prejudicar o seu sabor e seu aroma. Tudo bem, você pode já estar acostumado com isso e nem notar essa queda de qualidade. Mas, acredite, depois que você começar a moer o seu grão em casa, você não vai querer beber café de outro jeito!

Para começar, ao moer o grão em casa, você notará logo de cara um frescor que não é encontrado no grão já moído e embalado. Isso porque o sabor do café atinge seu auge imediatamente após a moagem, sabia?

Os grãos começam a perder aroma e sabor devido à exposição ao ar logo depois de moídos, mesmo que estejam muito bem armazenados. Por isso, a moagem em casa dos grãos oferece uma experiência com aromas mais vibrantes e completos.

Os benefícios de moer o seu café em casa incluem:

  • Sabores mais complexos: o café é composto por óleos essenciais que são mantidos por pouco tempo depois da moagem, já que evaporam rapidamente - e isso diminui o perfil geral de sabor do café
  • Mais aroma: o aroma é muito importante para o sabor, concorda? O cheiro de café tomando o ar já é o começo da experiência de sabor. E, assim que você moe o café, seu aroma toma todo o ambiente!
  • Personalização: cada tipo de preparo se dá melhor com um tipo de moagem. Por exemplo, o café expresso fica melhor com grãos finos enquanto a prensa francesa entrega um melhor resultado com grãos mais grossos
  • Maior vida útil: vendidos a granel, grãos de café inteiros normalmente têm um tempo de duração mais longo em comparação com o café moído, o que significa menos desperdício e mais economia

Viu como é bom fazer sua moagem de grãos de café em casa? Mas o que é preciso para todo o processo? Vamos mostrar a seguir!

O que é preciso para moer café em casa?

Apesar de parecer algo muito sofisticado, acredite, moer seu próprio grão em casa é realmente muito simples. O principal é investir em um moedor de café, que pode ser manual ou elétrico, com preços bastante acessíveis entre os modelos mais simples.

Os manuais, normalmente mais baratos, funcionam através de uma manivela e não requerem eletricidade, sendo fáceis de levar para qualquer lugar.

Já os elétricos, dependendo do modelo, podem ser mais caros, mas oferecem uma moagem de grandes quantidades de café, com mais conveniência e ajustes simples.

Se você consome café frequentemente e em grandes quantidades, um moedor elétrico pode ser mais conveniente. Já para uso ocasional ou em pequenas quantidades, um moedor manual costuma ser suficiente.

Tipos de lâmina

Além dessas diferenças, existem também tipos de moagem distintos. Por exemplo, os moedores de lâmina usam lâminas rotativas para cortar os grãos de café e tendem a ser mais acessíveis e fáceis de encontrar, sendo geralmente mais compactos, econômicos e portáteis. São ótimos para quem está começando a moer café em casa e podem ser elétricos ou manuais.

Mas existem também os moedores de rebarbas, que usam discos para triturar os grãos de café. Eles oferecem maior controle sobre a granulometria do café, ou seja, produzem uma moagem mais uniforme e consistente e permitem ajustes mais precisos sobre o tamanho dos grãos.

Também podem ser elétricos ou manuais e geralmente são mais caros que os moedores de lâminas, podendo ser maiores e menos portáteis.

Escolher o moedor certo depende de suas necessidades específicas, preferências de sabor e orçamento. Você pode começar a experiência por um modelo mais simples e barato para se adaptar, como um de lâminas, elétrico ou manual.

Sobre os grãos de café, a escolha é muito pessoal. Experimente marcas diferentes e busque indicações de amigos e especialistas. Acredite, você não vai se arrepender!

Quer decorar seu café? Confira 3 dicas para tornar o seu café ainda mais especial
Café perfeito na cafeteira: veja as dicas e não erre mais no preparo

Temas relacionados