• Entrar
  • Cadastrar
Café: esse é o horário que você deve tomar a primeira xícara do dia para usufruir de todos os seus benefícios, segundo especialistas

A primeira xícara de café possui hora certa para ser consumida. Descubra qual é e veja se você está fazendo errado!

Beba a primeira xícara de café no horário correto pela manhã! (Créditos: Shutterstock)

Muitos opinam que o dia só começa depois de beber uma xícara de café, já que a cafeína oferece toda a disposição necessária para enfrentarmos as atividades da rotina. Mas você sabe qual é o horário correto para tomar a primeira xícara de café? É melhor ingeri-lo assim que acordamos ou após alguns minutos? Saiba qual a qualidade dessa bebida na sua vida! Venha descobrir o horário correto e coloque em prática para ter uma vida mais saudável!

Qual o melhor horário para tomar a primeira xícara de café?

Muitos podem não saber, mas de acordo com especialistas existe um horário ideal para tomar a primeira xícara de café. Isso se dá porque os níveis do cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”, são mais altos pela manhã. Às vezes é mesmo difícil acordar de bom humor, não é mesmo? Mas conforme o tempo vai passando, o cortisol vai diminuindo, fazendo com que os nossos ânimos melhorem. É por isso que a recomendação é que a primeira xícara de café do dia seja entre 9h30 e 11h. Tomar café antes disso pode te deixar irritado e com os nervos à flor da pele. Ninguém merece começar o dia já com pouca paciência, né? Por isso, espere um pouco para tomar o café da manhã.

Quantidade de café por dia

Segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, o recomendado é não passar dos 240 ml de café por dia, algo em torno de quatro xícaras. A cafeína é uma substância estimulante, então se consumida de forma exagerada pode acarretar em efeitos prejudiciais para o sistema nervoso central. Doses elevadas de cafeína podem provocar taquicardia, ansiedade, tremores e insônia. Então preste atenção para não passar do limite! Quando consumida na quantidade certa, ela pode ser bastante benéfica para a saúde, como ao ajudar na concentração, melhorar o desempenho físico, diminuir o risco de desenvolver algumas condições de saúde, como diabetes tipo 2, doenças hepáticas e entre outras.

Qual o último horário para consumir cafeína?

A quantidade recomendada de 240 ml de café pode ser consumida ao longo do dia, não precisa ser de uma vez! O importante é tomar café até seis horas antes de dormir, então se você vai para a cama às 22h, o aconselhável é consumir a cafeína até, no máximo, às 16h. Isso deve ser seguido porque o excesso de cafeína pode gerar agitação, bloqueando os receptores cerebrais responsáveis pelo sono.


Veja mais

Este chá de casca de fruta ajuda na imunidade e melhora qualidade do sono
O poder da manga na memória: descubra esse e outros motivos pra comer muito essa fruta
Como saber se o ovo está podre? Lanterna do seu celular pode te ajudar

Temas relacionados