O café é uma bebida presente na rotina dos brasileiros e vem conquistando cada vez mais popularidade desde que os estudos levantaram seus diversos benefícios para a saúde geral.
Conhecida por sua capacidade de dar um impulso de energia, essa bebida rica em cafeína costuma ser consumida por muitas pessoas antes mesmo do horário ideal recomendado.
No entanto, ainda que você tenha uma adoração pelo café, não significa que ele sempre irá te recompensar com todas as maravilhas que é capaz de oferecer. O seu consumo também pode causar ansiedade elevada, azia ou distúrbios do sono em algumas pessoas, entre outros sintomas.
Por este motivo, muita gente tem optado por abandonar o café matinal. Mas será que esse é um caminho a ser seguido por todos? Veja o que disseram especialistas em nutrição ao Real Simple.
Os efeitos do consumo de café sobre a saúde
Inicialmente, é importante lembrar que, na maioria dos casos, a bebida produzida a partir das sementes torradas e moídas da planta do café contém cafeína, que também possui outras substâncias químicas vegetais, além de nutrientes como vitamina B e magnésio.
"O grão de café é rico em vários polifenóis e antioxidantes", ressalta Lina Begdache PhD, professora do departamento de saúde e bem-estar da Universidade de Binghamton.
Ela explica que os polifenóis podem melhorar a nossa saúde em nível molecular, e os antioxidantes desativam a oxidação que normalmente consome nossos tecidos saudáveis.
Ou seja, apesar de existirem motivos válidos para algumas pessoas optarem por parar ou reduzir o consumo de café, os benefícios da bebida não devem ser ignorados.
O que o café pode fazer pela sua saúde
A cafeína do café pode aumentar seus níveis de energia, destaca a médica com especialização em nutrição Laura Purdy.
"É um estimulante que pode ajudar a combater a fadiga e a exaustão, além de melhorar o humor, o que pode ajudar na depressão", afirma.
O café também pode melhorar a função cerebral - aumentando o estado de alerta, a concentração e o desempenho atlético.
Entenda o poder dos antioxidantes presentes no café
De acordo com uma revisão de 2020 publicada no The New England Journal of Medicine, os antioxidantes encontrados no café podem reduzir a inflamação e, potencialmente, oferecer alguma proteção contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Os resultados de um estudo de 2021 com mais de 300.000 participantes, publicado no JAMA Internal Medicine, sugerem que quem consome café pode ter um risco menor de fibrilação atrial do que os que não bebem. As propriedades anti-inflamatórias da bebida podem ser o motivo, acreditam os pesquisadores.
Saiba quais são as possíveis desvantagens do consumo de café
Para as pessoas que são mais sensíveis à cafeína, o consumo do café - ainda que de forma moderada -pode causar alguns efeitos colaterais.
Com sensibilidade ou não, quando alguém consome mais cafeína do que seu corpo pode suportar, isso tende a afetar a qualidade do sono, resultando em fadiga.
"Você precisa de um bom ciclo de sono e de uma noite inteira de descanso para que seu corpo se restabeleça e esteja pronto para o próximo período de vigília."
Como a cafeína do café é um estimulante, beber várias xícaras por dia pode aumentar a resposta ao estresse e levar ao aumento da ansiedade, podendo ainda causar aumento da frequência cardíaca ou da pressão arterial em algumas pessoas.
Além disso, tomar café nem sempre é suave para o trato digestivo. "A cafeína pode estimular a secreção de ácido gástrico e exacerbar os sintomas do refluxo ácido e da síndrome do intestino irritável", explica Barbara Kovalenko, consultora de nutrição da Lasta.
Quem deve considerar parar ou reduzir o consumo de café
De acordo com Barbara Kovalenko, as pessoas que sentem qualquer um desses efeitos colaterais deveriam pensar no assunto.
"Pessoas com ansiedade, distúrbios do sono, problemas gastrointestinais ou com problemas de saúde também podem se beneficiar com a redução ou eliminação do consumo de café", sugere ela.
E acrescenta que as pessoas grávidas, as que amamentam e as que têm problemas de saúde média também devem considerar essa possibilidade devido aos seus possíveis efeitos adversos.
Conheça os benefícios de parar o consumo de café para a saúde
De acordo com os especialistas em nutrição entrevistadas pelo Real Simple, esses alguns exemplos dos possíveis benefícios de parar de tomar café!
Melhoria da qualidade do sono:
Como o consumo de café pode atrapalhar o ciclo do sono, diminuir ou eliminar a ingestão diária de cafeína pode ajudar a mudar a situação.
"A cafeína presente no café bloqueia os receptores de adenosina, e a adenosina promove o sono", explica a nutricionista Edwina Clark.
Diminuição da ansiedade:
O mesmo impulso instantâneo de energia que a cafeína pode fornecer, também pode fazer com que algumas pessoas sintam um pico de ansiedade, observa Purdy.
"A ansiedade pode vir acompanhada de uma série de problemas de saúde, desde problemas cardíacos, pressão alta e ciclos de sono inadequados", explica ela.
Níveis de energia mais consistentes:
Deixar de tomar café pode resultar em menos flutuações na quantidade de energia que você tem ao longo do dia, ressalta Ungerleider.
"A dependência do corpo em relação à cafeína diminui, levando a níveis de energia mais consistentes sem as quedas associadas à abstinência de cafeína", explica ela.
Além disso, com a melhor qualidade do sono, as chances de acordar revigorado são maiores.
Melhoria da saúde digestiva:
Se o seu estômago e o sistema digestivo não forem os mesmos depois de tomar café, parar de tomá-lo pode ajudar as coisas a voltarem ao normal.
Isso acontece porque "a cafeína pode irritar o revestimento do estômago e aumentar a produção de ácido, levando a sintomas em indivíduos suscetíveis”, explica Ungerleider.
Se deseja parar de tomar café, faça isso aos poucos
Para evitar os efeitos desagradáveis da abstinência, Begdache recomenda que você deixe de tomar café ao longo de alguns dias.
"Deixar de tomar o café de uma vez só causará sintomas de abstinência que vão desde dor de cabeça, fadiga, diminuição da energia e do estado de alerta, até sonolência, humor deprimido e dificuldade de concentração", explica ela.
Veja mais!
Corte o café e veja o que acontece com o seu corpo, segundo a ciência
Essas 5 bebidas estimulantes são opções mais saudáveis para substituir o café e garantir mais energia