Chá preto ou chá verde: qual a melhor opção? Para saber a resposta, algumas curiosidades vão te ajudar a entender por que essa é a segunda bebida mais consumida no mundo, sendo superada apenas pela água. Os dados são da Tea Association of the USA, referentes aos anos 2019-2020.
No Brasil, é possível perceber que o chá vem conquistado cada vez mais paladares. Consumida quente ou frio, essa bebida à base de plantas tem sido bastante estudada mundialmente graças aos benefícios à saúde.
Os benefícios do chá verde são surpreendentes! Ele contém alta concentração de antioxidantes e é uma boa opção para ser ingerido entre as refeições.
A presença da cafeína, no entanto, deve ser considerada como um ponto de atenção para quem usa suplementos. Saiba mais detalhes sobre os dois tipos de chás e descubra qual é a melhor opção para você.
Qual o efeito da L-teanina nos chás?
De acordo com um guia publicado pelo site "Every Day Health", todo chá vem da mesma planta, a Camellia sinensis, mas há uma diferença na forma como as folhas são processadas para a produção do chá verde e do chá preto.
O chá é conhecido por seu alto teor de antioxidantes, as catequinas, e a presença de cafeína contribui para essa popularidade. O lado positivo é a dose generosa de L-teanina na composição, um aminoácido com efeito calmante sobre o sistema nervoso que ameniza os ativos da cafeína.
Segundo Melissa Salazar, mestre de chá certificada pela International Tea Master Association, o chá verde tem a maior quantidade de L-teanina em comparação com outros chás.
"Ela ajuda a aumentar as ondas cerebrais, o que induz relaxamento profundo e aumenta o foco, isso torna o chá verde uma planta muito especial", explica a especialista.
Saiba qual tipo de chá tem maior concentração de cafeína
Conhecido como um poderoso pré-treino pelo alto teor de cafeína, o chá preto não é a única opção quando o desejo é aproveitar o seu efeito estimulante. Algumas misturas de chá verde têm mais cafeína do que outras, como é o caso do Matcha, uma forma popular de chá verde em pó que possui maior teor de cafeína.
Esse chá tem maior concentração de cafeína por ser feito a partir das folhas da Camellia Sinensis moídas, ao contrário das folhas de chá, que são mergulhadas em água e descartadas antes de serem servidas.
Por sua vez, as substâncias boas, como é o caso dos antioxidantes, também são encontradas em maior concentração nesta bebida pela forma como é produzida.
Quantidade de cafeína em uma xícara de chá preto e chá verde
Para ter uma noção sobre o teor de cafeína presente no chá preto e no chá verde, basta levar em consideração uma xícara de cada tipo de chá.
O chá verde contém cerca de 28mg de cafeína, enquanto o chá preto contém 47mg de cafeína, de acordo com a Mayo Clinic. Mas é possível haver muita variação dependendo de como o chá é processado e preparado.
Possíveis efeitos colaterais no consumo excessivo de chá verde
O chá verde ainda parece ser a melhor opção para consumo. Esse tipo de chá costuma ser considerado seguro e saudável devido aos vários benefícios comprovados, mas atenção com o excesso.
Por conter cafeína, ainda que em menor concentração se comparado ao chá preto, o consumo exagerado pode levar aos mesmos sinais do consumo excessivo de cafeína, como sensação de nervosismo e dificuldades para dormir.
Já o consumo de chá verde na forma de extratos concentrados pode ser prejudicial ao fígado, conforme apontou um estudo publicado na "Cancer Prevention Research".
De acordo com a publicação, para quem deseja consumir extratos de chá verde, é bom saber que eles não são regulamentados pela FDA (U.S. Food and Drug Administration).
O recomendado pelos especialistas é tomá-los somente com as refeições e interromper o uso e consultar um médico se notar sinais de que o fígado está com problemas, como urina escura ou dor abdominal.
- Para quem possui problemas cardíacos, o ideal é evitar o chá verde;
- Pessoas com outros problemas cardiovasculares ou insuficiência renal também devem evitar;
- Mulheres grávidas ou lactantes podem ingerir o chá verde, com sem excessos.
A recomendação para esses casos é consultar o seu médico para obter recomendações individuais.
Veja mais!
Esse chá espanta o calor e limpa o fígado, segundo mestre da medicina chinesa.
Os benefícios do chá-verde em 2 receitas maravilhosas.