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Chá preto X chá verde: qual bebida tem mais cafeína?

Conheça algumas curiosidades sobre o chá verde e o chá preto e aprenda a tirar proveito da segunda bebida mais consumida no mundo!

Descubra qual tipo de chá tem mais cafeína: o chá preto ou o verde? (Foto: Freepik)

Chá preto ou chá verde: qual a melhor opção? Para saber a resposta, algumas curiosidades vão te ajudar a entender por que essa é a segunda bebida mais consumida no mundo, sendo superada apenas pela água. Os dados são da Tea Association of the USA, referentes aos anos 2019-2020.

No Brasil, é possível perceber que o chá vem conquistado cada vez mais paladares. Consumida quente ou frio, essa bebida à base de plantas tem sido bastante estudada mundialmente graças aos benefícios à saúde.

Os benefícios do chá verde são surpreendentes! Ele contém alta concentração de antioxidantes e é uma boa opção para ser ingerido entre as refeições.

A presença da cafeína, no entanto, deve ser considerada como um ponto de atenção para quem usa suplementos. Saiba mais detalhes sobre os dois tipos de chás e descubra qual é a melhor opção para você.

Qual o efeito da L-teanina nos chás?

De acordo com um guia publicado pelo site "Every Day Health", todo chá vem da mesma planta, a Camellia sinensis, mas há uma diferença na forma como as folhas são processadas para a produção do chá verde e do chá preto.

O chá é conhecido por seu alto teor de antioxidantes, as catequinas, e a presença de cafeína contribui para essa popularidade. O lado positivo é a dose generosa de L-teanina na composição, um aminoácido com efeito calmante sobre o sistema nervoso que ameniza os ativos da cafeína.

Segundo Melissa Salazar, mestre de chá certificada pela International Tea Master Association, o chá verde tem a maior quantidade de L-teanina em comparação com outros chás.

"Ela ajuda a aumentar as ondas cerebrais, o que induz relaxamento profundo e aumenta o foco, isso torna o chá verde uma planta muito especial", explica a especialista.

Saiba qual tipo de chá tem maior concentração de cafeína

Conhecido como um poderoso pré-treino pelo alto teor de cafeína, o chá preto não é a única opção quando o desejo é aproveitar o seu efeito estimulante. Algumas misturas de chá verde têm mais cafeína do que outras, como é o caso do Matcha, uma forma popular de chá verde em pó que possui maior teor de cafeína.

Esse chá tem maior concentração de cafeína por ser feito a partir das folhas da Camellia Sinensis moídas, ao contrário das folhas de chá, que são mergulhadas em água e descartadas antes de serem servidas.

Por sua vez, as substâncias boas, como é o caso dos antioxidantes, também são encontradas em maior concentração nesta bebida pela forma como é produzida.

Quantidade de cafeína em uma xícara de chá preto e chá verde

Para ter uma noção sobre o teor de cafeína presente no chá preto e no chá verde, basta levar em consideração uma xícara de cada tipo de chá.

O chá verde contém cerca de 28mg de cafeína, enquanto o chá preto contém 47mg de cafeína, de acordo com a Mayo Clinic. Mas é possível haver muita variação dependendo de como o chá é processado e preparado.

Possíveis efeitos colaterais no consumo excessivo de chá verde

O chá verde ainda parece ser a melhor opção para consumo. Esse tipo de chá costuma ser considerado seguro e saudável devido aos vários benefícios comprovados, mas atenção com o excesso.

Por conter cafeína, ainda que em menor concentração se comparado ao chá preto, o consumo exagerado pode levar aos mesmos sinais do consumo excessivo de cafeína, como sensação de nervosismo e dificuldades para dormir.

Já o consumo de chá verde na forma de extratos concentrados pode ser prejudicial ao fígado, conforme apontou um estudo publicado na "Cancer Prevention Research".

De acordo com a publicação, para quem deseja consumir extratos de chá verde, é bom saber que eles não são regulamentados pela FDA (U.S. Food and Drug Administration).

O recomendado pelos especialistas é tomá-los somente com as refeições e interromper o uso e consultar um médico se notar sinais de que o fígado está com problemas, como urina escura ou dor abdominal.

  • Para quem possui problemas cardíacos, o ideal é evitar o chá verde;

  • Pessoas com outros problemas cardiovasculares ou insuficiência renal também devem evitar;

  • Mulheres grávidas ou lactantes podem ingerir o chá verde, com sem excessos.


A recomendação para esses casos é consultar o seu médico para obter recomendações individuais.

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