Você sabia que os especialistas indicam um melhor horário para tomar chá verde com o objetivo de emagrecer? Muita gente está aderindo ao hábito de beber chá graças às vantagens para a saúde, além de ser uma bebida agradável e versátil, perfeita para os dias quentes ou frios.
Profissionais de saúde costumam indicar o chá verde pelos benefícios variados para o corpo, e um dos motivos mais buscados para o uso do chá é a perda de peso.
O preparo do chá verde é bastante prático: basta fazer a infusão da planta Camellia sinensis, que tem a cor preservada por sofrer pouca oxidação nesse processo (por isso é chá "verde").
Conheça alguns princípios essenciais do chá verde
A folha do chá é rica em fitoquímicas, substâncias que ajudam a proteger o corpo contra várias doenças, como os problemas cardíacos e até câncer. Uma dessas substâncias é a ECGC (epigalocatequina-galato), um polifenol que, de acordo com pesquisas já realizadas, é potencial em importantes aspectos:
- Na perda de peso;
- Na regulação do metabolismo;
- Na proteção contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.
Por que o chá verde emagrece?
Essa bebida saudável favorece o emagrecimento porque tem, como uma das características, o efeito diurético. Desta forma, o chá verde atua contra a retenção de líquido, além de aumentar a sensibilidade à insulina, sendo importante no controle da glicemia.
Graças à presença de cafeína e substâncias termogênicas nas folhas, o chá ainda contribui para acelerar o metabolismo.
Qual é o melhor horário do dia para tomar chá verde?
Para quem deseja emagrecer, os especialistas costumam orientar o consumo do chá verde pela manhã, e um dos motivos se dá pela presença de substâncias estimulantes.
E conforme já mencionado, o chá verde tem ação diurética, o que contribui para o aumento das idas o banheiro. Se você optar por beber à noite, seu sono pode ser prejudicado.
O recomendado é o consumo de dois copos de chá verde solúvel por dia, que corresponde a cerca de 10g da erva em 220ml de água. Com essa quantidade, seu organismo já é beneficiado com as propriedades da bebida e não há o risco de sofrer possíveis efeitos colaterais.
Quem não pode beber o chá verde: veja as contraindicações
O chá verde é um composto natural e não costuma estar associado a efeitos colaterais graves se ingerido com moderação. Mas em excesso, ele pode pode causar complicações à saúde cardíaca e também à saúde do fígado. Quem deve evitar o chá verde:
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas com problemas estomacais;
- Pessoas com sensibilidade à cafeína;
- Quem sofre com enxaquecas;
- Pessoas com problemas cardiovasculares.
A recomendação dos profissionais de saúde costuma ser a busca de uma orientação profissional antes de começar a fazer o uso do chá verde. É importante ficar atentos à sensibilidade ao chá no caso de haver uma aceleração dos batimentos cardíacos ou casos de insônia.
Para quem deseja outras opções que sejam alternativas à bebida, é possível recorrer ao chá preto (também rico em cafeína), ao chá oolong e ao matchá por terem efeitos semelhantes.
Veja mais!
Água de Gisele Bündchen: quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal todas as manhãs?
Esse é a melhor horário do dia para tomar café da manhã se você quer emagrecer, segundo especialista