• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios do chá verde entre refeições: é isso que acontece com o seu corpo se ingerir a bebida na hora certa

Popular por seus inúmeros benefícios, o chá verde tem um horário ideal para ser consumido, você sabia?

Chá verde: entenda os reais benefícios da bebida quando consumida na hora certa (Foto: shutterstock)

O chá verde está no ranking das bebidas mais populares e muito badaladas por seus benefícios à saúde. Ele é produzido por meio de vaporização suave das folhas e brotos que não passaram pelo processo de oxidação da Camellia sinensis e tem sido usado desde os tempos antigos na medicina chinesa para diferentes questões de saúde.

E para colher todos os benefícios do chá verde, o ideal é tomar o chá verde entre as refeições: com esse hábito, você garante que as catequinas - flavonóide de destaque em sua composição nutricional, responsável por garantir seu efeito antioxidante -. do chá verde não reajam com a proteína do leite, a caseína e outras fontes de proteína animal, o que pode diminuir o potencial do chá verde.

Porque evitar o consumo de chá verde pela manhã, segundo a ciência?

Consumir o chá verde fora desse horário também pode prejudicar a absorção de cálcio e ferro das fontes vegetais. Estudos recentes demonstraram que o chá verde pode reduzir a absorção de gordura e proteína e, por isso, é melhor consumir o chá verde duas horas antes e depois das refeições.

Por outro lado, não é recomendável tomar o chá verde com o estômago vazio pela manhã: a cafeína e os taninos presentes em sua composição podem estimular a produção de ácidos gástricos e causar úlceras ou dor de estômago.

O que acontece no corpo quando você toma chá verde entre as refeições?

- Coração fica mais saudável

As evidências científicas comprovam que o chá verde reduz consideravelmente o nível de colesterol ruim (LDL) e de triglicérides e, ao mesmo tempo, aumenta o nível de colesterol bom (HDL). Além disso, o chá verde é benéfico no controle da pressão arterial e reduz o risco de doenças cardíacas.

- Diminui o risco de diabetes

Os compostos de polifenóis do chá verde ajudam a reduzir o pico de glicose no sangue: as catequinas e o antioxidante epigalocatequina-galato (EGCG) imitam a ação da insulina e reduzem a produção de glicose hepática, estabilizando o nível de glicose no sangue.

- Chances de ter câncer são reduzidas

Os antioxidantes e os compostos polifenólicos presentes no chá verde eliminam as células cancerígenas, uma vez que atuam diretamente contra os danos causados pelos radicais livres.

- Perda de peso favorecida

A cafeína e catequinas presentes no chá verde são conhecidas por estimular o metabolismo, promovendo a queima do excesso de gordura, além de aumentar a energia gasta e ajudar na perda de quilos extras.

- Aumenta as funções cerebrais

Se você não é muito fã de café ou quer substituí-lo de vez em quando, uma xícara de chá verde é tudo de que você precisa para se manter energizado e produtivo durante uma agenda de trabalho agitada.

A cafeína funciona com essa ação estimulante, bloqueando o neurotransmissor adenosina e aumentando as funções cerebrais. Além disso, também é carregado com o aminoácido L-teanina, que pode trabalhar em conjunto com a cafeína, melhorando o humor, a concentração e a memória.

- Combate o mau hálito

E você sabia que chá verde ajuda até a melhorar a saúde bucal? Seus compostos ativos do chá verde ajudam a combater microorganismos que causam mau odor na boca. Agora que já sabe todos os benefícios dessa bebida, que tal incluí-la em sua rotina?

Veja mais:

- Qual chá espanta o calor e limpa o fígado, segundo mestre da medicina chinesa;

- Quais são os benefícios do chá de gengibre pra ressaca? Saiba o que acontece com o seu corpo quando ingere a bebida.

Temas relacionados