• Entrar
  • Cadastrar
O que acontece se você tomar chá verde todos os dias: saiba benefícios, efeitos colaterais e como fazer a infusão

O chá verde é uma bebida secular conhecida por proporcionar uma série de benefícios à saúde. Veja os impactos positivos da bebida e como consumir do jeito certo.

Conheça as propriedades benéficas do chá verde. (créditos: Shutterstock)

O chá verde é considerado pela ciência como uma das bebidas mais saudáveis do planeta. Feita a partir das folhas da planta Camellia sinensis, a infusão é rica em antioxidantes e cafeína. Outra vantagem é que o chá verde tem ação anti-inflamatória e ainda ajuda a emagrecer, desde que seja consumido dentro de um plano alimentar saudável e equilibrado.

Mesmo com tantas vantagens, a bebida deve ser consumida com cuidado, afinal, ela pode causar alguns efeitos colaterais indesejados. Pensando nisso, nós separamos tudo o que você precisa saber sobre o chá verde, benefícios e como incluir a infusão na sua dieta de maneira segura.

Benefícios do chá verde: bebida é repleta de propriedades nutricionais

O chá verde é uma bebida consumida há séculos na Ásia, principalmente pelos japoneses e chineses. A infusão é conhecida por proporcionar uma série de benefícios à saúde devido aos seus compostos bioativos e antioxidantes. Além disso, ela contém cafeína, vitaminas B, E, C e minerais como cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Confira, a seguir, os principais benefícios do chá verde.

Rico em antioxidantes: o chá verde é uma excelente fonte de antioxidantes, compostos ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas e o envelhecimento precoce. Essas substâncias também fortalecem a imunidade e reduzem certos tipos de câncer.

Melhora da saúde cardiovascular: Estudos sugerem que o consumo de chá verde ajuda na saúde cardiovascular. Seus compostos contribuem para a redução do colesterol LDL ("ruim") e triglicerídeos, melhorando a função dos vasos sanguíneos.

Contribui para o emagrecimento: o chá verde acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura durante a prática de exercício.

Melhora da função cerebral: a cafeína do chá verde melhora diversos aspectos da função cerebral, incluindo o humor, a vigilância, o tempo de reação, memória e outras tarefas cognitivas. A bebida também contém L-teanina, uma substância que proporciona o relaxamento e melhora a qualidade do sono.

Ajuda na saúde bucal: estudos sugerem que as catequinas no chá verde podem inibir o crescimento de bactérias na boca, reduzindo o risco de cáries e melhorando a saúde bucal no geral.

Efeitos anti-inflamatórios: o consumo regular de chá verde reduz a inflamação crônica no corpo, problema que está associado a uma série de condições de saúde, como artrite e doenças cardíacas.

Malefícios do chá verde

O chá verde pode ter alguns efeitos adversos para algumas pessoas, principalmente se for consumido em excesso. Como a bebida contém cafeína, grandes doses podem causar ansiedade, insônia, palpitações cardíacas e irritabilidade. O consumo exagerado de chá verde também pode desencadear problemas gastrointestinais, como azia, náuseas e diarreia.

Alguns estudos também atribuem ao consumo excessivo de chá verde o aumento do risco de cálculos renais. Isso porque a bebida contém oxalato, uma substância que em grandes quantidades leva à formação de cristais nos rins.

Como consumir chá verde para evitar efeitos colaterais indesejados?

A recomendação diária de chá verde é de até 4 xícaras por dia. O ideal é tomar a bebida na parte da manhã ou antes de praticar exercícios físicos, já que ela é uma ótima fonte de energia e ainda acelera o metabolismo, ajudando ainda mais na queima de calorias. De noite, o chá verde pode prejudicar o sono e acelerar os batimentos cardíacos.

Outra recomendação é evitar tomar a bebida junto com
refeições, uma vez que pode interferir na absorção de ferro e cálcio dos alimentos.

Como fazer o chá verde

O preparo do chá verde é bem simples. Em fogo baixo, aqueça a água até começar a ferver. Quando começar a pegar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas do chá. Deixe em infusão por uns 3 minutos em um recipiente fechado para não perder os antioxidantes. Depois, coe o chá e tome em seguida.

Evite deixar a água ferver muito pois a quentura pode queimar as folhas, deixando a bebida mais amarga. Se quiser, adicione limão, hortelã ou gengibre para deixar o chá verde mais gostoso e nutritivo.

Veja também:

Cúrcuma: 7 motivos essenciais para incluir o açafrão diariamente na alimentação
Benefícios do chá de boldo para a saúde: confira

Temas relacionados