• Entrar
  • Cadastrar
9 alimentos que aumentam sua energia: é isso que eles fazem com o seu corpo se incluir na dieta com frequência
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Esses são os alimentos que você precisa investir na sua rotina para ganhar mais energia e ter disposição para as atividades do dia a dia

9 alimentos que aumentam sua energia: é isso que eles fazem com o seu corpo se incluir na dieta com frequência

Aposte nesses alimentos se deseja ter mais energia no seu dia a dia (Foto: Shutterstock)

Para quem busca ter mais energia ao longo do dia para cumprir os compromissos com mais disposição, seja no trabalho, nas funções de casa, nas atividades de rotina e até mesmo para ter mais ânimo para praticar exercícios físicos, saiba que a alimentação pode ser uma importante aliada nesse ganho.

Além dos efeitos estimulantes já conhecidos do café, outros alimentos ou suplementos, como a creatina, também fazem sucesso entre as pessoas que buscam mais energia no dia a dia. Confira uma lista sugerida pelo site WebMD com os itens que podem te ajudar a ter mais energia!

Nem todos os alimentos aumentam a energia

Antes de conhecer os alimentos que são aliados no fornecimento de energia, é importante saber quais são as opções que podem te atrapalhar nisso. É o caso de bebidas açucaradas, doces e bolos, que colocam muito combustível, ou melhor, açúcar, no sangue muito rapidamente.

A queda que segue a esse pico de glicose vai te deixar cansado e, o pior, vai ter deixar com fome novamente.

Por isso, a melhor opção é apostar em carboidratos complexos, gorduras saudáveis e proteínas, porque levam mais tempo para serem digeridos, satisfazem a fome e fornecem um fluxo lento e constante de energia. Veja quais são algumas opções estratégicas para o ganho de energia.

1 - Farinha de aveia

A farinha de aveia é um carboidrato complexo, cheio de fibras e nutrientes. O mingau de aveia é de digestão mais lenta e fornece energia de forma homogênea, em vez de fornecê-la de uma só vez, além de ser um cereal integral e sem glúten. Uma tigela pela manhã o manterá disposto por horas.

2 - Ovos

Um ovo tem apenas 70 calorias e 6 gramas de proteína. Isso fornece combustível que é liberado lentamente. Ele também tem mais nutrientes por caloria do que a maioria dos outros alimentos. Isso ajuda a saciar a fome. É mais provável que você não sinta necessidade de comer aquela guloseima doce para tapear a fome no lanche da tarde, que aumentará o nível de açúcar no sangue e reduzirá sua energia.

3 - Frango

Sem pele, é uma ótima fonte de proteína magra. Um pedaço de frango grelhado com algumas verduras cozidas no vapor ou levemente temperadas é um almoço leve perfeito que não o deixará pesado e o abastecerá até o jantar. E o frango tem menos gordura saturada prejudicial à saúde do que outras carnes, como porco, boi e cordeiro.

4 - Feijão

Os feijões são uma ótima fonte de proteína, especialmente se você for vegetariano ou vegano. O feijão também tem muitas fibras que ajudam a retardar a digestão. Eles também são ricos em magnésio, o que ajuda suas células a produzir energia.

5 - Sardinhas

As sardinhas não são para todo mundo, mas fornecem proteína animal de alta qualidade para obter energia constante. Elas também têm uma grande quantidade de ácidos graxos ômega-3 "marinhos" (EPA e DHA) que ajudam a prevenir doenças cardíacas. Se forem muito pesadas para você, experimente salmão ou atum.

6 - Nozes

Também são ricas em ômega-3. As nozes têm um em particular que seu corpo usa para obter energia: o ácido alfa-linolênico. Embora sejam ricas em calorias, estudos demonstram que as pessoas que consomem nozes não ganham peso nem apresentam outros sinais de saúde ruim por inclui-las na dieta. Isso pode ser explicado pelo fato de a fibra diminuir a velocidade com que seu corpo as ingere e as gorduras "saudáveis" satisfazem a fome.

7 - Café

É onde muitos de nós obtemos nossa sacudida matinal de cafeína. E funciona. O café aumenta sua energia e mantém mais alerta. Só não não exagere. A cafeína pode deixá-lo nervoso e interferir no seu sono se você tomar café em excesso.

8 - Chá

Uma simples xícara de chá é uma maneira de baixa caloria de substituir refrigerantes açucarados e bebidas não alcoólicas que podem aumentar e depois diminuir seus níveis de energia no meio do dia. Alguns chás têm cafeína que também pode lhe dar um pequeno impulso e alguns chás são até usados como pré-treinos.

9 - Frutas vermelhas

Mirtilos, amoras, morangos são opções perfeitas se você quiser algo doce que não tenha a explosão de calorias e a "queda de açúcar" de uma rosquinha ou barra de chocolate. As frutas vermelhas também contêm antioxidantes e outros nutrientes que ajudam a nutrir e proteger as células de todo o corpo.

Veja mais!

Alimentos ricos em carboidratos: veja opções para garantir mais energia após as refeições

Café ou energético? Estudo avalia efeitos e melhor opção para ganhar energia

Temas relacionados