A cúrcuma é um condimento muito popular na culinária asiática. Sua função é adicionar cor e sabor aos pratos, principalmente preparos como frango, arroz, ensopados e molhos. Também conhecida como açafrão-da-terra, ao longo dos anos, a cúrcuma passou a ser valorizada por suas propriedades medicinais, sendo conhecida por seu alto poder anti-inflamatório e antioxidante.
Além disso, estudos mostram que a especiaria é um agente anticancerígeno e ainda possui cinco a oito vezes mais vitamina C e E do que a laranja. Com tantos benefícios, não faltam motivos para incluir a cúrcuma na sua alimentação. O melhor de tudo é que esse condimento é bastante versátil e combina com diversas receitas.
Veja a seguir como incluir a cúrcuma na sua alimentação e os benefícios que esse pó dourado oferece à sua saúde.
Benefícios da cúrcuma: especiaria possui uma série de propriedades curativas
A cúrcuma é uma especiaria utilizada tanto na culinária como na medicina tradicional, especialmente na medicina ayurvédica e chinesa, há milhares de anos. Uma das principais propriedades deste condimento é o seu poder de reduzir as inflamações no corpo. A curcumina, principal composto ativo da cúrcuma, inibe a atividade de moléculas e enzimas que participam dos processos inflamatórios. O seu efeito anti-inflamatório também beneficia a saúde da pele, ajudando a tratar ou prevenir doenças como psoríase, acne ou certos eczemas.
A cúrcuma também é rica em antioxidantes. Esses compostos neutralizam os radicais livres, moléculas instáveis que podem danificar as células e contribuir para o envelhecimento precoce e uma série de doenças. A especiaria também possui propriedades antimicrobianas, atuando contra diversos microrganismos, incluindo alguns tipos de bactérias e fungos.
Outro benefício da cúrcuma é o seu potencial anticancerígeno. Embora mais pesquisas sejam necessárias, alguns estudos sugerem que a curcumina combate o crescimento de células cancerígenas, prevenindo certos tipos de câncer. Estudos também indicam que a curcumina tem efeitos protetores no cérebro, ajudando a melhorar a saúde cerebral e potencialmente reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.
Como incluir a cúrcuma em sua dieta
Existem muitas maneiras de consumir a cúrcuma. Uma das formas mais comuns e por meio de chás. As infusões com cúrcuma são muito fáceis de preparar e ajudam a aliviar uma série de incômodos, desde dores crônicas como artrite, inflamações no corpo e até distúrbios digestivos. Você pode fazer um chá simples fervendo água com açafrão em pó e um pouco de pimenta preta para melhorar a absorção da especiaria pelo organismo. Ou também consumir pelo famoso leite dourado. É uma bebida quente feita com leite, cúrcuma, pimenta-do-reino e outros ingredientes como canela e mel.
Você também pode incluir o açafrão nas refeições do dia a dia. O condimento é um ingrediente que acrescenta uma cor vibrante e sabor terroso e ligeiramente picante aos pratos. A especiaria cai bem como tempero em preparos como sopas, ensopados, arroz, carnes e até cuscuz. Incorporar açafrão em smoothies, vitaminas e sucos também é muito comum. Acrescenta um toque de cor e não altera quase nada o sabor da bebida.
Se preferir uma dose concentrada, você pode tomar suplementos de cúrcuma ou curcumina. Porém, é sempre bom consultar um profissional primeiro.
Veja também:
O lanche de Gisele Bündchen: snack crocante com cúrcuma é fácil de fazer e repleto de benefícios ("é melhor que pipoca!")
Cúrcuma: 3 erros que a maioria das pessoas comete e acaba perdendo TODOS os benefícios dessa raiz poderosa