A inclusão da cúrcuma no dia a dia oferece uma série de vantagens significativas para todo o corpo. Por conter curcumina, um composto bioativo conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ela ajuda a reduzir a inflamação no corpo, contribuindo para a prevenção de várias doenças crônicas, como doenças cardíacas e artrite.
Além disso, a curcumina tem sido associada a benefícios para a saúde cerebral, podendo potencialmente auxiliar na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Outra vantagem notável é o suporte que a cúrcuma oferece ao sistema imunológico: em pesquisas, ela tem se mostrado importante para fortalecer as defesas naturais do organismo, tornando-o mais resistente a infecções e doenças.
Diante de tantos benefícios, é comum que se multipliquem algumas falsas afirmações sobre esse ingrediente. O TudoGostoso reuniu as ‘fakenews’ mais comuns sobre essa raiz poderosa e desmistifica cada uma delas a seguir.
Shot de cúrcuma faz emagrecer?
A popularização dos shots matinais fez com que muitas pessoas passassem a enxergar essas bebidas como alimentos capazes de favorecer o emagrecimento. No entanto, nenhum alimento quando consumido isoladamente são capazes de gerar perda de peso: caso esse seja seu objetivo, você pode, sim, incluir os shots de cúrcuma em sua rotina, mas deve combiná-los com uma dieta equilibrada e uma rotina ativa de exercícios.
A fama “emagrecedora” da cúrcuma vem de uma propriedade que, de fato, já vem sendo estudada pela ciência: o consumo frequente e a longo prazo dessa especiaria pode ser associada com inibição de apetite. Apesar desse benefício, a cúrcuma não pode, por si só, ser considerada milagrosa no processo de emagrecimento.
Cúrcuma combate a covid-19?
Outra afirmação que vinha se popularizando desde 2020 é que a cúrcuma seria capaz de combater e eliminar a covid-19. Apesar de tal associação ser protagonista de diferentes estudos, eles ainda não são conclusivos.
"Não dá para afirmar que a cúrcuma combate a covid. Conhecemos muito pouco da doença, então, não podemos afirmar que algo possa ser usado contra ela com toda a certeza", apontou a nutricionista Maria Angélica Fiut ao jornal “Estadão”. A única forma segura e eficaz de prevenir a covid-19 é através da vacinação.
Cúrcuma pode curar a depressão?
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a depressão atinge quatro pessoas a cada segundo no mundo. Por tratar-se de uma questão importante no bem-estar mental, foi popularizada a falsa afirmação de que a cúrcuma também tem poderoso efeito contra a depressão, o que não é uma verdade absoluta.
Essa especiaria pode ajudar na prevenção e combate desse quadro, conforme apontam estudos recentes da USP (Universidade de São Paulo), mas não é decisiva: o acompanhamento de quem trata questões de saúde mental deve ser feito com profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras.
A nutricionista Gizele Bruna Barankevicz, responsável pela pesquisa, explicou que os primeiros testes foram realizados em animais. “Quando você é exposto a uma situação estressante, no caso dos animais, eles foram expostos a uma situação estressante e a cúrcuma reverteu”, contou ao “Globo Repórter”.
Já havia escutado alguma dessas fake news sobre a cúrcuma? Aproveite e compartilhe esse artigo com um amigo para espalhar as verdadeiras vantagens dessa raiz nutritiva e poderosa!
Veja mais:
- Como saber se o açafrão-da-terra (cúrcuma) é puro? Teste simples entrega se o tempero é falso ou verdadeiro
- Se você faz isso com limão, está jogando fora um importante nutriente. Descubra em detalhes!