É comum ver frutas vermelhas como sabores de bolos, biscoitos e outras receitas, mas você sabe quais frutas são essas? Apesar do nome, nem toda fruta vermelha entra na categoria e existem até frutas de outras cores no meio. Ficou confuso? O TudoGostoso explica para você que história é essa para você entender quais são as frutas vermelhas, porque elas têm esse nome, quais os benefícios que elas têm em comum e até receitas para você experimentar.
Apesar do nome, nem todas as frutas vermelhas são desta cor
Quais são as frutas vermelhas?
As frutas vermelhas são frutas de coloração avermelhada ou escura e de tamanho pequeno, normalmente em bagas. São frutas que têm características e nutrientes em comum. Por causa dessa classificação, existem inúmeras frutas vermelhas de todo o mundo. As mais conhecidas e mais produzidas no mundo são: morango, cereja, amora, framboesa e mirtilo.
Dependendo do canto do mundo, outras frutas entram nessa seleção. A ginja, ou cereja amarena, é comum na Europa e no sudeste asiático. A groselha-preta, ou cassis, é outra fruta vermelha nativa da Europa. O goji berry é um exemplo de fruta vermelha da Ásia. Na América do Norte, temos o oxicoco, também chamado de airela ou cranberry. O Brasil não fica de fora. Tanto a jabuticaba quanto o açaí são consideradas frutas vermelhas.
Existe diferença entre frutas vermelhas e frutas silvestres?
Algumas pessoas falam frutas vermelhas. Outras dizem frutas silvestres. Mas, afinal, faz diferença? Não muita. Frutas silvestres são frutas vermelhas. Todas as frutas já citadas podem ser chamadas de frutas silvestres ou ainda frutas do bosque. Tem quem use o termo frutas silvestres apenas aquelas que vieram de bosques ou florestas naturais, sem plantio artificial. Mas, na prática, as duas palavras são usadas como sinônimos.
E por que frutas vermelhas? Ao que tudo indica, o nome foi dado por causa da coloração dos alimentos, já que a maioria tem o exterior avermelhado em alguma etapa do crescimento. A amora, por exemplo, começa vermelha e fica preta por fora quando madura, mas seu suco ainda é avermelhado. Mas outras frutas entraram no meio por possuírem as mesmas características, como serem bagas ricas em antioxidantes com um sabor adocicado com notas ácidas. Por causa disso, elas também harmonizam muito bem umas com as outras, motivo de serem tão usadas juntas.
As frutas vermelhas, ou frutas silvestres, tem sabores complementares e nutrientes parecidos
Quais os benefícios das frutas vermelhas?
A cor e o tamanho não são os únicos pontos em comum entre as frutas vermelhas. Elas são excelentes antioxidantes que ajudam a combater infecções e a prevenir o envelhecimento das células. São alimentos ricos em vitamina C, em vitamina B6 e em vitamina D. Ferro, magnésio, potássio, cálcio e outros minerais também estão na lista.
Essa combinação de nutrientes reforça a imunidade, previne anemia, mantém a saúde ocular e aumenta a saciedade. As frutas vermelhas têm poucas calorias, sendo perfeitas para consumir em dietas. Misturar as frutas vermelhas é interessante não só pelo sabor, mas para aproveitar as particularidades de cada um. O mirtilo é rico em luteína, a amora tem bastante cálcio, enquanto o destaque na groselha é o potássio.
Para aproveitar os benefícios, o ideal é consumir fresca e evitar adicionar muito açúcar. As versões orgânicas são as melhores, mas as frutas congeladas são opções mais fáceis de encontrar e que também preservam a qualidade e o sabor.
Receitas deliciosas feitas com frutas vermelhas
A receita original de cheesecake usa frutas vermelhas como cobertura
O cheesecake é uma receita clássica que no original norte-americano usa uma calda de frutas vermelhas por cima. A doçura dessas frutas combina bem com o toque salgado do recheio de queijo.
A acidez das frutas vermelhas e a cremosidade do iogurte formam uma combinação dos deuses. Apenas colocar as frutinhas em cima do seu iogurte grego rende um belo lanche, mas você pode levar essa união para um novo nível com o flan de iogurte com geleia de frutas vermelhas por cima.
Está procurando por uma receita refrescante? Experimente um picolé feito com frutas vermelhas. Dê preferência para as frutas em pedaços e bata-as com suco de uva para ter um gosto bem marcante.
Esse bolo é diferente de tudo que você já provou. A massa tem um leve toque de morango e o recheio junta chocolate branco, chantilly, champagne e frutas vermelhas. O que parece ser uma bagunça de sabores é, na verdade, um bolo com sabor rico.
O crepe suzette é tem uma massa fina que é dobrada em triângulo e é tipicamente doce. Neste caso, a escolha de sabor foi por uma combinação que não tem como dar errado: um recheio cremoso de creme de avelã com geleia de frutas vermelhas como calda. Delícia!
Veja mais:
Aprenda como escolher frutas, verduras e legumes com as dicas do TudoGostoso
Alimentos da safra de inverno: aposte em frutas e legumes da época para economizar com muito sabor
Picolé de frutas: receitas refrescantes e coloridas para espantar o calor