O pimentãovermelho é uma opção saborosa de vegetal para usar em saladas, acompanhamentos e ainda oferece diversos benefícios para a saúde. Rico em vitaminas, ele também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que previnem doenças e combatem o envelhecimento precoce. Confira abaixo as vantagens de usar esse alimento nas receitas!
O pimentão vermelho é saboroso e oferece benefícios para a saúde
Quais são os benefícios do pimentão vermelho?
O pimentão vermelho é rico em antioxidantes que protegem as células do nosso corpo do excesso de radicais livres, que podem causar doenças degenerativas, envelhecimento precoce e morte celular. A presença abundante de radicais livres pode ser resultado da poluição do ar, a ingestão de alimentos com aditivos químicos, o estresse e o uso de cigarro e álcool.
A ação antioxidante do pimentão vermelho também tem a contribuição das vitaminas C e E. Além disso, a vitamina C também fortalece o sistema imunológico e estimula a absorção de ferro dos alimentos, ajudando no combate à anemia. Já a vitamina E também tem ação anti-inflamatória e previne envelhecimento precoce das células e doenças como câncer, alzheimer e infarto.
O pimentão vermelho tem dez vezes mais ácido ascórbico e betacaroteno que o pimentão verde. O consumo também é indicado para pessoas com diabetes por conta das propriedades hipoglicêmicas.
Na França, pesquisadores avaliam até o uso da capsantina, o corante natural do pimentão vermelho, como um ativo cosmético eficaz contra os efeitos nocivos da luz azul.
Qual a diferença do pimentão verde para o vermelho?
A principal diferença entre pimentão verde e vermelho é a maturação. O verde é menos maduro, colhido assim que atinge o tamanho ideal. Já o vermelho é a versão mais madura do pimentão, colhida cerca de 100 dias após o plantio. O pimentão verde também tem menos calorias e sabor mais forte que o vermelho.
O pimentão vermelho pode ser comido cru, assado, refogado e grelhado
Onde usar o pimentão vermelho?
Como tem sabor mais leve, o pimentão vermelho fica ótimo em molhos e saladas, mas o alimento complementa muito bem pratos refogados e pode ser servido recheado, grelhado ou assado. O pimentão vermelho também pode ser usado em tortas, pães, suflês, bolinhos e pizzas.
Pode comer pimentão vermelho cru?
No geral, não há problema em comer pimentão vermelho cru. O alimento deve ser evitado por pessoas com estômago muito sensível ou gastrite por ser mais picante, o que pode irritar o estômago.
Receitas com pimentão vermelho
Essa receita pode ser a entradinha perfeita para seu almoço em família. O antepasto com pimentão vermelho também pode acompanhar petiscos, pães e torradas.
Que tal incrementar um prato tão comum no nosso dia a dia como o arroz? Nessa receita, o grão recebe o toque especial de pimentão vermelho, verde e amarelo, ovos e queijo ralado.
Para os amantes de queijo, esse pimentão recheado leva mussarela, requeijão e parmesão ralado a gosto. A receita também leva batatas e é uma ótima opção para o jantar.
Veja mais:
Como fazer acelga: veja benefícios e receitas com a poderosa hortaliça
Saiba o que comer para aumentar a imunidade e não sofrer com a mudança brusca de temperatura