Será que o vegetal mais saudável do mundo faz parte do seu plano alimentar? A variação de alimentos no cardápio é bastante importante para um melhor aproveitamento dos nutrientes, mas e quando esse item é o top um deles? Difícil não querer consumir todos os dias.
Uma dieta equilibrada e nutritiva é garantia de menos problemas de saúde como anemia, problemas digestivos, cardiovasculares e falta de energia. Pesquisas recentes revelaram qual é o vegetal mais valioso do mundo graças ao seu alto valor nutricional e não há dúvidas de que inclui-lo na dieta só trará ganhos.
Confira tudo sobre o vegetal "padrão ouro" e veja como inclui-lo nas refeições e receitas para tirar o melhor proveito dos seus benefícios para a saúde.
Conheça os benefícios do vegetal mais saudável do mundo
Que tal juntar o alimento mais saudável do mundo com o vegetal mais nutritivo? Antes de pensar na melhor forma de fazer esse combo nutricional, conheça um pouco mais sobre o poder do agrião, e entenda por que ele é bom para a saúde.
Segundo a pesquisa "Definindo Frutas e Legumes Poderosos: Uma Abordagem de Densidade Nutricional", realizada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, diversos vegetais e frutas foram avaliados e foi concluído que o agrião tem o perfil nutricional mais completo.
O agrião é rico em vitaminas e minerais essenciais como cálcio, potássio e vitamina A. Confira as informações nutricionais em 100g de acordo com a TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos):
- Valor energético: 16.6kcal
- Carboidratos: 2,3g
- Proteínas: 2,7g
- Fibra alimentar: 2,1g
- Fibras solúveis: 0,1g
- Cálcio: 132,5mg
- Vitamina C: 60,1mg
- Piridoxina B6 0,1mg
- Fósforo: 50,6mg
- Manganês: 0,3mg
- Magnésio: 18,2mg
- Lipídios: 0,2g
- Ferro: 3,1mg
- Potássio: 217,7mg
- Cobre: 0,1ug
- Zinco: 0,7mg
- Niacina: 1,2mg
- Tiamina B1: 0,1mg
- Riboflavina B2: 0,2mg
- Sódio: 7,5mg
Saiba quais são as vitaminas do agrião e por que ele é bom
Conforme apontado na tabela nutricional, o agrião é um alimento rico em potássio, fibra, proteína, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e dentre as vitaminas, é importante destacar que ele é fonte das vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K.
Dentre as 47 hortaliças e frutas usadas para análise, o agrião atingiu a pontuação máxima de 100 em 100, seguido da couve chinesa, com 91,99 pontos, e da acelga (veja dicas de receitas) com 87,27 pontos.
Conheça os benefícios do consumo de agrião
Rico em vitaminas, o agrião é uma excelente fonte de vitamina C - supera até a laranja! - , e contém 3mg de ferro em 100 gramas - teor maior que a mesma quantidade de ferro presente na carne. Nem precisa dizer que é uma fonte vegetal de importante relevância no combate da anemia.
Por ser rico em vitamina A e cálcio, o agrião ainda é um alimento aliado do fortalecimento da visão, ajuda a aumentar a densidade óssea e o sistema imunológico. Doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas podem ser beneficiadas pelo consumo do vegetal, graças aos seus compostos antioxidantes.
Como incluir o agrião na alimentação?
O agrião é um alimento versátil e que pode ser incorporado a vários preparos de receitas. Além de incluir nas saladas (acrescente um molho feito com limão para aumentar ainda mais o poder nutricional), é possível colocá-lo no recheio de sanduíches, preparar cremes deliciosos de agrião e ainda como condimento de outros pratos.
Sabendo que ele é rico em fibras e antioxidantes, não perca a chance de incorporar o agrião cada vez mais na sua dieta. Ele também fica saboroso como um suco refrescante para os dias quentes.
Veja mais!
Aproveite até o talo dos legumes e verduras em receitas surpreendentes, nutritivas e econômicas.
Esta fruta comum e barata é a mais saudável do mundo, segundo especialistas.