Na busca por uma alimentação saudável, muitas vezes escutamos que a melhor forma de comer determinado ingrediente, especialmente legumes e hortaliças, é sem passar por nenhuma forma de cozimento. Será que isso é mesmo verdade? No caso do espinafre, uma especialista em nutrição aponta o contrário.
“É verdade que os vegetais podem perder uma certa quantidade de vitaminas durante o cozimento. Entretanto, no caso de minerais como o magnésio, o ferro ou o cálcio, a sua capacidade de absorção pelo organismo aumenta porque a sua estrutura molecular se altera e tornam-se mais biodisponíveis. Por isso, se quiser comer espinafre à noite, pode cozinhar sem afetar nutrientes, porque os alimentos crus exigem maior capacidade digestiva e podem ser inflamatórios”, explicou a psiconutricionista Itziar Digón à versão norte-americana da “Vogue”.
Espinafre é bom aliado no emagrecimento por baixo teor calórico
O espinafre é uma hortaliça ideal para dietas de emagrecimento por ser baixo em calorias (são cerca de 25 calorias a cada 100 gramas). Entre seus benefícios, também está a alta quantidade de antioxidantes, capazes de proteger o fígado, o cólon e os olhos.
Mas um grupo de pessoas em especial deve ter um cuidado extra para não exagerar no consumo de espinafre: se você sofre de cálculos renais, essa hortaliça deve ser consumida com moderação devido ao seu teor de oxalato.
Estudos apontam importância do espinafre para sistema digestivo e até na hora do treino
E outro componente do espinafre que pode explicar uma propriedade dessa hortaliça que já ficou famosa até em desenho animado - lembra do Popeye ficando forte ao comê-la? - são os nitratos. Eles são componentes muito utilizados pelo corpo em atividades físicas intensas e, ao repô-los com a alimentação, você fortalece os músculos exercitados.
Estudos recentes publicados na Revista Metabolismo Celular apontam que consumir espinafre todo dia melhora a performance em treinos, uma vez que faz os músculos precisarem de menos oxigênio durante o exercício físico. Já outra pesquisa, da revista especializada Inflammopharmacology, correlaciona o espinafre a uma redução dos danos provenientes de úlceras e outras doenças inflamatórias no sistema digestivo. Poderoso e tanto o espinafre! Imaginava que o consumo dessa hortaliça poderia ter tantas vantagens?
Veja mais: