O começo do ano é aquela época de rever a dieta e, para muitas pessoas, buscar uma alimentação mais saudável. Além de incluir mais legumes, frutas e hortaliças, algumas pessoas inserem alguns alimentos que parecem saudáveis, mas na verdade são inimigos na hora de uma dieta equilibrada…
“Às vezes, o que parece ser saudável pode esconder algumas surpresas”, revelou a nutricionista Karina Al Assad, especialista em modulação intestinal. A seguir, ela listou os TOP 5 alimentos que não são saudáveis, apesar de aparentarem. Veja abaixo:
1. Gelatina Diet
É importante destacar que doces de natureza "diet" muitas vezes envolvem a substituição de açúcares por adoçantes artificiais. Estudos sugerem que o consumo excessivo de adoçantes artificiais pode estar associado a efeitos adversos à saúde, como distúrbios metabólicos, alterações na microbiota intestinal e até mesmo impactos na regulação do apetite.
“Apesar de parecer leve, muitas versões contêm adoçantes artificiais e corantes que podem não ser tão amigáveis para a saúde do seu intestino”, afirmou a nutricionista.
2. Suco de Caixinha
“Mesmo os sucos rotulados como ‘naturais’ podem esconder altos níveis de açúcar e a falta das fibras presentes nas frutas inteiras”, indicou a especialista. O açúcar em excesso e a ausência de fibras presentes nessas bebidas podem favorecer o surgimento de problemas de saúde como obesidade e doenças cardiovasculares.
E fique alerta: alguns dos sucos podem conter conservantes, corantes e outros aditivos nada saudáveis. Prefira chás e sucos naturais feitos em casa ou opte por consumir frutas inteiras.
3. Barras de Cereal
Muitas delas apenas contribuem para o aumento do que especialistas chamam de “calorias vazias” por terem em sua composição ingredientes processados, como xarope de milho rico em frutose e óleos refinados.
A falta de fibras e a presença de aditivos para prolongar a vida útil também são comuns em algumas barras de cereal. “Muitas delas são carregadas de açúcares adicionados, tornando-as mais parecidas com uma guloseima do que um lanche saudável”, analisou.
4. Iogurte com Sabor
“A maioria desses iogurtes é rica em açúcares adicionados, contrabalanceando os potenciais benefícios probióticos”, pontuou Karina. Optar por iogurte natural sem adição de açúcares e complementá-lo com frutas frescas pode ser uma escolha mais saudável, preservando os benefícios nutricionais deste ingrediente.
5. Pão Integral Processado
Neste caso, é importante escolher pães integrais que contenham ingredientes simples e naturais, evitando aditivos químicos e conservantes. Essa opção também vai trazer um alto teor de fibras, favorecendo sua saúde digestiva e ajudando a manter a sensação de saciedade por mais tempo.
“Nem todos os pães integrais são criados iguais. Alguns, rotulados como integrais, podem conter uma mistura de farinhas refinadas”, alertou a nutricionista.
Você tem algum desses cinco alimentos em sua rotina alimentar? Ainda dá tempo de rever a dieta e fazer trocas simples!
Veja mais:
- Após aprender essa receita de pão integral na airfryer, você nunca mais vai querer comprar;