• Entrar
  • Cadastrar
Descubra os benefícios da pera: nutricionista lista TOP 5 vantagens dessa fruta para saúde

Além de saborosa, a pera é uma fruta muito nutritiva e pode ajudar na manutenção do peso, controle do açúcar e muito mais!

Quai são os benefícios da pera? Nutricionista lista cinco principais vantagens do consumo regular dessa fruta (Foto: Shutterstock)

Com sabor suave e levemente adocicado, a pera é a fruta preferida de muitas pessoas para ser comida in natura ou em receitas - como em uma deliciosa sobremesa compartilhada por ninguém menos que Gisele Bündchen. E você sabia que além de muito saborosa, ela é altamente nutritiva?

Ao portal “BBC Food Good”, o nutricionista Nicola Shubrook listou cinco principais benefícios dessa fruta. Será que você conhece todos eles?

1. Favorecimento da saúde intestinal

As peras são boas fontes de fibras solúveis e insolúveis: a cada sem 100g da fruta, 3 gramas são pura fibra. “Temos crescentes evidências da importância das fibras dessa fruta e do papel que elas podem desempenhar na saúde da nossa microbiota intestinal (a comunidade de bactérias que vivem em nossos intestinos) e na prevenção da obesidade e diabetes tipo 2”, apontou o especialista.

2. Diminui o risco de diabetes tipo 2

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, apontaram uma relação direta dos flavonóides, incluindo as antocianinas encontradas em frutas como as peras, com uma menor chance de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

3. Pera favorece o controle de peso

As peras têm poucas calorias: a cada 80g dela, somam-se apenas 34 calorias, o que significa que uma fruta de tamanho médio, que tem entre 150g a 200g, tem cerca de 85 calorias.

“E elas são ricas em fibras e água, o que ajuda a mantê-lo satisfeito. Um estudo que investigou os efeitos da adição de frutas, como maçãs ou peras, à dieta em comparação com a aveia, descobriu que as frutas ajudaram a reduzir o consumo de energia e o peso corporal ao longo do tempo”, afirmou o expert em nutrição.

4. Cuida da saúde do coração

As peras são ricas em flavonoides benéficos para o coração, melhorando a pressão arterial e os níveis de colesterol. Cientistas da Universidade de Sun Yat-Sen, na China, analisaram a relação da ingestão de frutas, como peras, com a melhoria dos lípidos no sangue em mulheres, sugerindo que uma dieta rica nestes compostos vegetais pode ter um efeito benéfico na saúde cardiovascular.

“Outros estudos sugerem que o consumo de frutas e vegetais e, em particular, frutas como maçã e peras, está associado a um índice de massa corporal (IMC) mais baixo, a um risco reduzido de acidente vascular cerebral e a um risco reduzido de morte por doença cardiovascular”, indicou o especialista.

5. Pode ter propriedades protetoras contra o câncer

Outro nutriente marcante da pera é a vitamina C: são 4,3mg a cada 100g da fruta. Essa vitamina é uma importante aliada no combate ao estresse oxidativo das células, o que pode causar doenças crônicas e até o desenvolvimento de câncer. “Ao incluir as peras na dieta, pode ajudar a proteger contra certos tipos de câncer”, indicou Nicolas.

Algum - ou mesmo todos - desses itens é uma novidade para você? Agora que você já sabe os benefícios dessa fruta deliciosa, é hora de incluí-la já em sua alimentação.

Veja mais:

- Maçã ou banana: o que é melhor para sua saúde? Veja o que nutricionista revelou;

- Nunca coma frutas de estômago vazio, alerta nutricionista.

Temas relacionados