Você certamente já ouviu o ditado “uma maçã por dia mantém o médico à distância”, mas sabia que o consumo regular da pera também é repleto de vantagens para o organismo, que vão desde o favorecimento da perda de peso à melhor saúde ocular.
Pesquisadores da Universidade de Luisiana, nos Estados Unidos, descobriram que as peras estão associadas a um menor peso corporal: as pessoas que incluem as peras no cardápio têm 35% menos probabilidade de serem obesas. O estudo também constatou que o consumo de peras está associado a uma dieta de melhor qualidade.
As peras são uma excelente fonte de fibras, além de serem uma boa fonte de vitamina C. Em tamanho médio, uma pera contém quase 24% das recomendações diárias de fibras e tem apenas 100 calorias. A fruta também é isenta de gordura, colesterol e sódio, e contém 190 mg de potássio. Além disso, tem baixo índice calórico: são cerca de 57kcal para uma pera de 100g.
Pesquisadora explica relação entre peras e perda de peso
"A associação entre peras e menor peso é muito empolgante. Acreditamos que a ingestão de fibras pode ter sido a causa da redução do peso corporal observada neste estudo. Não houve diferença na ingestão de energia ou no nível de atividade física entre os consumidores e não consumidores de peras frescas", indicou Dr Carol O’Neil, cientista líder do estudo ao “Daily Mail”.
Essa fruta também traz porcentagens mais altas de fibras, vitamina C, magnésio, cobre e potássio. O consumo regular da fruta, de acordo com o estudo, também ocasionou uma menor ingestão de ácidos graxos totais, monoinsaturados, saturados e açúcares adicionados.
As peras ainda podem ajudar a promover a saúde dos olhos, pois contêm compostos que ajudam a reduzir os riscos associados à degeneração macular relacionada à idade e a outras doenças oculares.
Ela também tem carotenoides, compostos diretamente associados à proteção dos olhos dos efeitos prejudiciais da luz azul, especialmente de telefones, tablets e vários aparelhos eletrônicos. Que tal incluir a pera no cardápio a partir de agora?!
Veja mais: