• Entrar
  • Cadastrar
Fruta exótica melhora o colesterol e combate a gordura no fígado: descubra benefícios

Chega de banana, maçã, laranja, melão e melancia! A fruta que você deveria estar procurando é outra e vamos explicar o motivo aqui no TudoGostoso

Fruta exótica melhora o colesterol e combate a gordura no fígado: descubra benefícios

Você provavelmente nunca ouviu falar dessa fruta, mas ela vai te surpreender com os seus benefícios (Créditos: Shutterstock)

A gordura no fígado costuma ser causada por um estilo de vida pouco saudável, como uma alimentação rica em açúcar e gordura, ingestão de álcool demais e sedentarismo. Algumas condições saúde, porém, também podem ter esse efeito em nosso corpo. É o caso da diabetes, hepatite B ou C, e até desnutrição.

Além dos passos óbvios para remediar a situação – ou seja, começar uma dieta mais equilibrada e praticar atividade física com regularidade –, existe uma fruta exótica que também pode ajudá-lo nessa jornada. Inclusive, ela não só combate a gordura no fígado, como melhora o colesterol e apresenta outros benefícios à saúde. Descubra tudo que você precisa saber aqui no TudoGostoso.

Que fruta exótica é essa?

Conhecida pelo seu sabor ácido, o tamarindo é uma fruta originária da África cuja aparência lembra a de uma vagem. Dentro da casca singela dessa fruta, porém, encontra-se um alimento muito benéfico para a saúde.

Sua polpa é rica em vitaminas A, C e E, fibras, antioxidantes e minerais. Graças a isso, o tamarindo tem propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas, antiasmáticas, antimicrobianas e laxativas. Só que, por ser extremamente calórica, essa fruta deve ser consumida em pequenas quantidades.

Quais são os benefícios dessa fruta?

Um dos principais benefícios dessa fruta é o fato de que ela ajuda a reduzir o “colesterol ruim” (LDL), pois contém antioxidantes. Além de prevenir doenças cardiovasculares, esses antioxidantes são uma arma contra o fígado gorduroso e a inflamação ocasionada pela doença.

Já as vitaminas melhoram a saúde ocular, aceleram o processo de cicatrização e fortalecem o sistema imunológico. E o efeito antidiabético da fruta diminui a velocidade de absorção de açúcar no intestino, o que auxilia no controle da diabetes.

Apesar da fruta ser muito calórica, o tamarindo tem uma quantidade muito elevada de fibras em sua composição. O que quer dizer que até mesmo a ingestão de porções pequenas confere uma sensação de saciedade considerável. As fibras asseguram, ainda, o bom funcionamento do sistema gastrointestinal.

Como consumir essa fruta?

O tamarindo pode ser usado como tempero ou na preparação de bebidas, molhos, doces e sobremesas, geleias e sorvetes. Dito isso, você não deve ultrapassar a dose diária recomendada de 30 gramas ou pode ter reações adversas à fruta, como desgaste do esmalte do dente devido à sua acidez ou transtornos gastrointestinais.

Veja mais!
É melhor comer melão ou melancia? Os benefícios e malefícios de ambas as frutas
Descubra antes do Natal! 7 frutas clássicas da ceia e seus benefícios que valem por qualquer sobremesa
Mamão além da prisão de ventre: descubra outros benefícios da fruta para a sua saúde

Temas relacionados