• Entrar
  • Cadastrar
Nem açúcar, nem adoçante, nem mel: essa fruta é a melhor forma de adoçar as suas receitas; ingrediente ainda é cheio de outros benefícios além do sabor
J
Por  Joanna

As tâmaras são uma excelente alternativa ao açúcar refinado, oferecendo sabor doce e vários benefícios nutricionais.

Nem açúcar, nem adoçante, nem mel: essa fruta é a melhor forma de adoçar as suas receitas; ingrediente ainda é cheio de outros benefícios além do sabor

A tâmara é uma fruta cheia de benefícios para a saúde, sendo uma ótima adição à sua dieta. (créditos: Shutterstock)

O consumo excessivo de açúcar refinado está associado a uma série de problemas de saúde, como obesidade e diabetes. Por isso, os especialistas sempre recomendam o uso de adoçantes naturais no preparo das receitas, pois eles oferecem um sabor doce com menos calorias e baixo índice glicêmico.

Entre tantas opções, existe uma fruta que não apenas oferece doçura, como também é repleta de nutrientes que podem beneficiar a sua saúde de várias maneiras. Estamos falando da tâmara, um alimento não tão popular, mas que é uma ótima adição na dieta, principalmente de quem lida com colesterol alto.

Veja a seguir os principais motivos para incluir a tâmara na sua alimentação.

Benefícios da tâmara: por que consumir a fruta

A tâmara é o fruto da tamareira, uma árvore originária do Médio Oriente e do Norte de África. Ela é conhecida por seu sabor doce e textura macia, sendo uma excelente alternativa ao açúcar refinado no preparo de diversas receitas. Devido ao seu alto teor de açúcares naturais (frutose) e fibras, elas têm um índice glicêmico baixo, ou seja, não aumentam os níveis de açúcar no sangue.

Outros benefícios da tâmaras para a saúde são:

Rica em nutrientes

As tâmaras são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, incluindo potássio, magnésio, cálcio, cobre, manganês, e vitamina B6.

Alto teor de fibras

As fibras dietéticas das tâmaras promovem a saúde digestiva, prevenindo a constipação e contribuindo para uma microbiota intestinal saudável.

Fonte de antioxidantes

As tâmaras contêm antioxidantes como flavonóides, carotenóides e ácidos fenólicos, que ajudam a combater o estresse oxidativo e reduzir a inflamação no corpo.

Auxilia na saúde cardiovascular

O potássio presente nas tâmaras reduzem os efeitos do sódio no corpo, regulando a pressão arterial e, consequentemente, diminuindo o risco de hipertensão e doenças cardíacas. Já as fibras da fruta se ligam ao colesterol no intestino, impedindo sua absorção no corpo, reduzindo os níveis de LDL no sangue.

Apoio à saúde óssea

A presença de minerais como cálcio, fósforo e magnésio nas tâmaras auxiliam na manutenção da saúde óssea e na prevenção de doenças como a osteoporose.

Aumentam a saciedade

Embora sejam doces, as tâmaras têm um índice glicêmico moderado, enquanto suas fibras desaceleram a absorção de açúcares e retardam o esvaziamento do estômago, prolongando a sensação de saciedade.

Como incluir tâmaras na sua alimentação

A tâmara é uma fruta versátil que pode ser consumida de diversas maneiras. Além da versão in natura, elas também combinam com várias receitas, como saladas, bolos, entradas, sobremesas, smoothies e vitaminas.

Uma maneira legal de consumir tâmaras é fazer barrinhas caseiras de cereais usando a fruta como base. Misture-as com aveia, sementes e outros frutos secos e coma como um lanche rápido e nutritivo. Você também pode rechear as tâmaras com nozes, amêndoas, frutas ou cream cheese para saciar a fome entre refeições. A combinação morango com tâmara fica uma delícia e tem um leve sabor de chocolate.

Diabéticos podem comer tâmaras?

Embora as tâmaras sejam repletas de benefícios à saúde e uma boa opção para substituir o açúcar refinado, o consumo excessivo da fruta é prejudicial para pessoas diabéticas. Devido à alta concentração de açúcares naturais, o alimento acaba impactando os níveis de glicose no sangue de quem tem resistência à insulina, ou seja, quando as células do corpo não respondem adequadamente à insulina. Por isso, quem sobre de diabetes deve consumir tâmaras com moderação.

Veja também:

Uva passa é mais ou menos calórica que a normal? Nutri revela a VERDADE e conta o que olhar na hora da compra
Harvard: saiba quanto uma pessoa precisa caminhar todos os dias para reduzir o nível de açúcar no corpo

Temas relacionados