• Entrar
  • Cadastrar
Harvard: saiba quanto uma pessoa precisa caminhar todos os dias para reduzir o nível de açúcar no corpo
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Veja como algumas mudanças de hábito a partir de pequenas ações diárias podem ter um grande impacto no seu bem-estar 

Harvard: saiba quanto uma pessoa precisa caminhar todos os dias para reduzir o nível de açúcar no corpo

Estudo mostra como pequenas mudanças na rotina podem impactar de forma expressiva a saúde (Foto: Freepik)

Um estilo de vida saudávei é fundamental para ajudar a manter os níveis de glicose dentro da faixa recomendada, independentemente da sua genética. Para pessoas que têm diabetes, além de uma alimentação estratégica, o exercício físico é um aliado eficaz para regular as taxas de açúcar no sangue.

Os especialistas aconselham manter-se ativo, pois as atividades ajudam os músculos a usar a glicose do sangue como energia. Isso significa a redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora a capacidade do corpo de usar a insulina.

Mas quanto você precisa se movimentar todos os dias para alcançar esses efeitos? Veja o que diz estudos da Universidade de Harvard.

Esse é o tempo que você precisa caminhar diariamente para impactar a sua saúde

Segundo um estudo da Universidade de Harvard, caminhar 15 minutos por dia pode reduzir os efeitos dos genes relacionados à obesidade em até 50%. Mas essa estratégia não se limita ao emagrecimento. Esse tempo de atividade também colabora na melhora do humor e na redução do estresse.

A Universidade de Granada realizou um outro estudo, publicado na Obesity, no qual descobriu que o momento em que o exercício é realizado também é fundamental.

O grupo que fez mais de 50% de exercícios moderados a vigorosos entre 18h e meia-noite teve quedas significativas nos níveis de glicose, especialmente nos indivíduos com metabolismo de glicose prejudicado.

Saiba quais são os benefícios de caminhar depois de comer

Um fato curioso é que os estudos também mostraram que caminhar levemente por 15 minutos após uma refeição ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Isso reforça que um hábito simples pode ser importante para evitar complicações como o diabetes tipo 2 ou beneficiar as pessoas que já têm a doença, ajudando a melhorar a sensibilidade à insulina e a manter o açúcar no sangue sob controle.

Caminhar após uma refeição ajuda o corpo a usar a glicose no sangue reduzindo os picos de açúcar que normalmente ocorrem após as refeições. Isso porque os músculos, quando ativados na caminhada, absorvem mais glicose da corrente sanguínea.

Harvard aconselha dividir o tempo em três caminhadas curtas

O estudo realizado por Harvard orienta caminhar por 15 minutos após cada refeição. Isso significa um total de 45 minutos por dia de atividade física leve.

Os benefícios para o controle do açúcar no sangue são surpreendentes, ainda que pareça ser pouco tempo, já que as diretrizes tradicionais orientam pelo menos 30 minutos de exercício por dia.

Essa pesquisa, no entanto, destaca que dividir esse tempo em três caminhadas curtas após as refeições pode ser mais eficaz no controle dos níveis de glicose.

Os pesquisadores sugerem que esse hábito simples, além de contribuir para melhora da digestão e perda de peso, pode ter impacto positivo na prevenção de complicações relacionadas ao diabetes, como problemas cardiovasculares e danos aos rins.

Veja mais!

Retire JÁ esse ingrediente de sua dieta e afaste diabetes e problemas cardíacos, aponta estudo

Não é sobre apenas o que você come, mas a hora do dia em que você come: aprenda estratégia

Temas relacionados