Para que serve o chá de cravo com gengibre? Você não deve imaginar o efeito dessa combinação para o corpo, mas saiba que essa infusão picante pode trazer diversos benefícios, principalmente pelas suas propriedades antioxidantes.
O gengibre, com o seu sabor levemente picante, é um ingrediente que faz sucesso em receitas e é protagonista em muitos tipos de infusões, seja sozinho ou com outros acompanhamentos, do curry ao limão, da canela ao cravo.
E o cravo-da-índia tem uma característica bastante única: é aromático, intenso e picante, também muito usado em receitas culinárias de bebidas, marinadas, biscoitos, pães e muito mais.
No entanto, esses dois ingredientes têm algo em comum: eles costumam se muito usado como remédios caseiros graças às ricas propriedades benéficas. Confira!
O que acontece se eu tomar gengibre com cravo?
Essa combinação para chá costuma ser conhecida pelos efeitos antioxidantes, adstringentes, diuréticos, reconfortantes. E ainda têm propriedades expectorantes, antibacterianas e anti-inflamatórias.
Os dois ingredientes realmente são muitos saudáveis e, ainda que não existam estudos específicos que comprovem todos os benefícios sugeridos nesse combinação, vale a pena incluir na sua lista de infusões para apreciar e aproveitar ao máximo suas vantagens.
Conheça os benefícios da infusão de gengibre com cravo
O gengibre tem sido usado para fins medicinais há mais de 2.500 anos. Seu uso está muito relacionado para doenças estomacais e respiratórias.
O cravo é rico em benefícios e aparece na medicina tradicional e em estudos onde se constatou que os seus compostos podem ter vários efeitos positivos na saúde, especialmente para o fígado.
Ricos em antioxidantes:
O cravo contém nutrientes como fibras, vitaminas, minerais, manganês, além de ser rico em antioxidantes poderosos como o eugenol, compostos saudáveis que ajudam a combater o estresse oxidativo que causa doenças crônicas. Ao incluir essa especiaria na sua dieta, você contribui para uma saúde geral.
O gengibre possui gingeróis e shogaols, componentes bioativos aos quais são atribuídos muitos de seus benefícios. Pesquisas mostram que ele tem efeitos protetores contra o estresse oxidativo e a inflamação.
Segundo o site Healthline, especializado em saúde, o gingerol e shogaol do gengibre podem oferecer efeitos benéficos para náuseas, dor, inflamação, saúde cardíaca, diabetes, câncer e saúde cerebral.
Anti-inflamatório:
Estes ingredientes demonstraram potencial para aliviar a dor e a inflamação. No gengibre, o gingerol e shogaol podem reduzir a inflamação, podendo ajudar a aliviar vários tipos de dores, como dores menstruais e osteoartrite. Já o cravo, segundo estudos preliminares, demonstraram utilidade contra a inflamação.
Dores de estômago:
O gengibre demonstra eficácia contra náuseas e vômitos leves associados à gravidez e quimioterapias, bem como contra dores menstruais. Embora seja muito presente em suplementos para estes fins, é possível sentir alguma melhora com a infusão.
Por outro lado, o cravo tem propriedades antimicrobianas potenciais contra bactérias como a Helicobacter pylori, que causa problemas estomacais. Ele também pode ajudar a reduzir úlceras estomacais, segundo estudos anteriores. Assim como o gengibre, ele também é anti-inflamatório.
Regular o açúcar no sangue:
Essas plantas também têm efeitos potenciais para controlar o açúcar no sangue, conforme já apontado em pesquisas. Foi demonstrado que o consumo do cravo pode reduzir significativamente a glicemia após as refeições e aumenta a secreção de insulina.
Estudos sugerem que o gengibre pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 e obesidade.
O chá de cravo e gengibre emagrece?
Ainda que essa mistura prometa ajudar na perda de peso, não existem pesquisas conclusivas sobre este efeito. O gengibre tem mostrado resultados promissores para o controle de peso, pois aumenta a termogênese (produção de calor pelo corpo), o que significaria ajudar na queima de gordura.
Se você já mantém uma alimentação balanceada com prática de atividades físicas, incluir essa bebida à sua dieta pode ser uma boa aposta para aproveitar essas propriedades. Até porque, esse chá tem baixas calorias e é saudável.
Veja mais!
O que acontece se eu beber chá de camomila com canela à noite?
Por que estão falando que o chá de orégano é um dos melhores do mundo? Descubra benefícios e como fazer a bebida