
O chá de cravo-da-índia tem ação antibacteriana e anti-inflamatória impressionantes (Créditos: Shutterstock)
O cravo-da-índia, também popularmente conhecido como cravinho, é uma especiaria muito versátil para se ter na cozinha, podendo ser utilizada como tempero, no preparo de bebidas e sobremesas. Mas além de garantir sabor e aroma para diversas receitas, o cravo-da-índia também possui propriedades medicinais, sendo utilizado desde os tempos antigos para obter benefícios à saúde e ao bem-estar.
Uma das maneiras de obter os benefícios do cravo-da-índia é através do preparo de uma infusão, o famoso chá. Fácil de fazer, essa bebida tem ação antioxidante e anti-inflamatória, além de um efeito analgésico. Abaixo descubra como aproveitar esses benefícios e como incluir na sua rotina!
Para que serve o chá de cravo-da-índia?
O cravo-da-índia também conta com ação antibacteriana, essa especiaria também é fonte de vitamina A, vitamina E e betacarotenos. Conheça os benefícios do chá de cravo-da-índia:
Melhora a digestão
Essa especiaria tem a capacidade de ativar enzimas que auxiliam na digestão, por isso, esse chá pode ser um grande aliado para quem costuma ter problemas como dor no estômago, desconforto abdominal, dor de barriga e gases. A recomendação é consumir a bebida após as refeições, especialmente quando há alimentos que costumam gerar gases como feijão, brócolis ou couve-flor, por exemplo.
Controla a pressão arterial
O cravo-da-índia possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam no fluxo sanguíneo e na circulação de nutrientes por todo o corpo. Dessa forma, a bebida auxilia na redução da pressão arterial, sendo uma boa opção para quem sofre de um descontrole da pressão. No entanto, precisa ser consumido com moderação, especialmente por quem tende a ter pressão baixa.
Funciona como expectorante
O consumo dessa bebida é muito conhecido por seu efeito expectorante, sendo muito útil para tratar a tosse e outros incômodos de uma gripe ou resfriado comum. O cravo-da-índia tem ativos que ajudam a eliminar o muco acumulado na garganta, além de uma ação antibacteriana, contribuindo no tratamento de infecções respiratórias causadas por bactérias.
Alivia dores e inflamações
Outra vantagem de incluir esse chá na sua rotina é a capacidade de aliviar dores e inflamações devido à presença de uma substância chamada eugenol, que tem efeito anti-inflamatório, reduzindo inflamações e irritações. Além disso, suas propriedades analgésicas podem aliviar a tensão muscular, promovendo um relaxamento.
Como fazer o chá de cravo-da-índia?
Para preparar um chá de cravo-da-índia, você irá precisar basicamente de água e um punhado de cravinhos com aproximadamente 5 unidades. Basta aquecer a água, colocar os cravinhos em uma xícara e despejar a água por cima deles.
Deixe a infusão repousar de 5 a 10 minutos e de preferência cubra com uma tampa ou pano. Depois basta passar no coador para separar os cravos e aproveitar. Se quiser, você também pode adicionar ingredientes como gengibre, limão, canela ou mel para adoçar um pouco.
Quem pode tomar chá de cravo-da-índia?
Embora o chá de cravo-da-índia seja considerado seguro para a maioria das pessoas, vale a pena consultar o seu médico antes de incluir o consumo regular da bebida na sua rotina, especialmente se você tiver alguma condição de saúde.
Além disso, a bebida deve ser consumida com cautela por quem tem uma tendência de ter a pressão baixa, pois esse chá reduz a pressão arterial. Assim como todos os alimentos é recomendado um consumo moderado, basta incluir algumas xícaras da bebida ao longo da semana, mas sem exageros.
Veja mais:
As melhores especiarias para adicionar ao seu café e tornar a bebida ainda mais benéfica