• Entrar
  • Cadastrar
É mito ou verdade que não pode tomar sorvete resfriado? E com a garganta ardendo?
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Médico esclarece essa crença popular e explica o que realmente acontece quando você consome sorvete nesses casos

É mito ou verdade que não pode tomar sorvete resfriado? E com a garganta ardendo?

Médico esclarece quais são os efeitos do sorvete para a garganta irritada (Fotos: Shutterstock)

Pode tomar sorvete gripado? Com certeza você já deixou de tomar um sorvete ou qualquer outro alimento gelado porque os seus pais alertaram para evitá-los em casos de resfriado ou garganta ardendo. Esse conselho é um clássico de muitos pais e avós.

O que muita gente se surpreende, é que na cultura italiana o recomendado é o contrário: se você estiver resfriado ou com a gargante irritada, tome um sorvete sem culpa! E isso também vale para o período de inverno.

Mas afinal, qual das duas opções é a mais inteligente para evitar uma piora na situação? Veja o que diz esse especialista.

Tomar sorvete com a garganta inflamada pode piorar a dor?

Quando a sua garganta está começando a dar sinais de irritação ou você está sentindo os primeiros sintomas de um resfriado, será que consumir um sorvete ou uma bebida gelada, por exemplo, vai fazer piorar os sintomas?

"Normalmente, não há problema em tomar sorvete quando se está gripado ou com a garganta inflamada", afirma o neuropediatra Jonathan Panoeiro, ao site Tua Saúde, desmistificando essa crença popular.

"Sorvete, água gelada ou alimentos frios não pioram os sintomas de gripe, resfriado ou inflamação na garganta", acrescenta.

O sorvete pode ajudar a minimizar o incômodo na garganta, diz médico

Segundo o especialista, da mesma forma em que se aplica gelo em uma parte do corpo, tomar sorvete pode ter um efeito local na garganta diminuindo a sensibilidade à dor e ajudando a reduzir o inchaço associado à inflamação.

"Assim, pode contribuir para que a pessoa consiga ingerir líquidos e alimentos em alguns casos", acrescenta.

O médico recomenda a busca por um clínico geral em caso de dor de garganta, para que a causa seja identificada: "Iniciar o tratamento adequado e receber orientações sobre como deve ser a alimentação em cada caso."

E mesmo que o sorvete esteja liberado, ele alerta consumir com moderação.

Veja mais!

Afinal, bolo quente pode dar dor de barriga?

Mito ou verdade: uma taça de vinho por dia faz mesmo bem para o coração?

Temas relacionados