• Entrar
  • Cadastrar
"Panela velha é que faz comida boa": mito ou verdade? Vem descobrir no TudoGostoso!

Você adora uma panela velha por causa do ditado popular mas não sabe se ele é verdade? O TudoGostoso te conta!

Segundo o ditado popular, “panela velha é que faz comida boa”, mas isso não parece muito certo, não é mesmo? Ainda que o ditado tenha outro significado que não seja sobre a preparação de alimentos, muita gente leva a sério, e jura de pé junto que as melhores panelas são aquelas que elas têm há muito tempo. Para colocar um ponto final nessa história, o TudoGostoso vai explicar para vocês se é verdade que panela velha que faz comida boa. Confira!

Mito ou verdade: panela velha é que faz comida boa mesmo ou você está colocando a sua saúde em risco?

Panela velha não faz comida boa! Pois é, gente, infelizmente precisamos ir contra o ditado popular e avisar que é melhor jogar fora aquela panela que era da tia da sua avó e que já está toda amassada e enferrujada.

Se a sua panela velha estiver em um ótimo estado de conservação, tudo bem. Mas a gente sabe que a panela da maioria das pessoas não chega a viver tanto tempo assim. Por isso, é importante sempre estar atento ao estado que o utensílio se encontra para não causar problemas para a saúde. As panelas antiaderentes, por exemplo, não devem ser usadas quando já estão muito arranhadas, o que acontece com o passar do tempo.

As panelas velhas podem acabar contaminando a sua comida com substâncias tóxicas que causam doenças perigosas. Isso também acontece com panelas mais novas que não são cuidadas e até aquelas que não são lavadas corretamente. Portanto, esse item deve ser sempre bem cuidado e higienizado para garantir que não vai fazer nenhum mal para você e para a sua família.

Como conservar panelas?

Para conservar as panelas em bom estado é essencial seguir as instruções do fabricante. Sempre lave com cuidado depois que esfriar, não use esponjas abrasivas e verifique muito bem a qualidade do objeto antes de comprar. Para as panelas com revestimento como a de teflon e as de cerâmica, é essencial usar utensílios de silicone, por exemplo, que não apresentam riscos de danificá-las.

Veja mais:

2 truques para limpar fundo de panela queimado de gordura
Você sabe CURAR panela? Aprenda com o TudoGostoso e fuja da comida grudada

Temas relacionados