Quantas vezes você já ouviu os inúmeros benefícios de consumir água com limão? Devem ter sido muitas! Não é por menos: de fato essa misturinha simples pode trazer vantagens para o corpo se consumida regularmente.
Mas nem tudo que ouvimos por aí é verdade. Apesar dos benefícios da água com limão, a bebida não é milagrosa - e muitos mitos são disseminados. Vamos entender o que é verdade e o que não passa de balela!
Quais os VERDADEIROS benefícios da água com limão?
Para começar, o fato de beber mais água como rotina, mesmo que seja com limão, ajuda na hidratação do corpo - e isso é um fato incontestável. Para além disso, o limão é rico em vitamina C, um antioxidante poderoso que fortalece o sistema imunológico e a saúde da pele.
Outra vantagem tem relação com a prevenção de pedras nos rins, que nada mais são do que minerais acumulados nesses órgãos. Aumentar a quantidade de citrato no corpo (uma substância presente no limão) pode ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins, impedindo a ligação do cálcio a outros compostos.
Outro benefício potencial da água com está relacionado à digestão. O limão contém ácido cítrico, que pode estimular a produção de enzimas digestivas e ácido clorídrico no estômago, auxiliando na quebra de alimentos e facilitando a absorção de nutrientes. Além disso, a acidez do limão pode ajudar a aliviar sintomas de indigestão, como azia e inchaço.
Esses são alguns dos benefícios da água com limão já estudados e analisados. Mas o que é mito? Vamos ver a seguir!
O que é MITO sobre a água com limão?
Existem outros benefícios relacionados ao consumo de água com limão, mas eles carecem de evidências científicas robustas. Separamos 5 deles a seguir:
1. Água com limão favorece a perda de peso
O limão até tem uma fibra, chamada pectina, que pode ajudar a reduzir o apetite. Porém, a quantidade é muito baixa e um suco de limão inteiro contém menos de 1 g desta fibra, por isso é difícil dizer que existe uma relação direta entre consumir água com limão e emagrecer. Porém, vale lembrar que a mistura é baixa em calorias e uma ótima substituta de refrigerantes, por exemplo - o que ajuda a diminuir as calorias consumidas no dia a dia.
2. Água com limão melhora o raciocínio e a inteligência
Nenhuma substância presente no limão pode melhorar o raciocínio e a cognição de forma direta de acordo com a ciência - e isso não passa de mais um mito. O que a mistura pode fazer é prevenir a desidratação, que pode afetar negativamente o foco e a concentração de alguém. Mas nada além disso.
3. Água com limão alcaliniza o corpo
Um mito comum diz que a água com limão pode deixar o corpo mais alcalino, diminuindo a acidez metabólica, o que teria uma ação antioxidante, antienvelhecimento e anti-inflamatória. Mas o que uma pessoa come ou bebe não afeta a acidez do sangue ou das células do corpo de forma direta - muito menos em quantidades tão baixas como em um limão.
4. Água com limão é “detox”
O corpo não precisa de uma ajuda extra de substâncias para fazer a sua "limpeza interna". Por meio de uma alimentação adequada e equilibrada, com vegetais, frutas, cereais, leguminosas e carnes “magras”, o corpo consegue se nutrir e se abastecer para eliminar substâncias nocivas com a atuação dos rins e do fígado. É claro, a água ajuda, e muito, nesse processo, e você precisa de uma quantidade adequada por dia - mas o limão, em si, tem pouca ajuda nisso.
5. Água com limão combate o câncer
Essa teoria se deve à ideia de que certas células cancerígenas não podem se proliferar em um ambiente alcalino no corpo - alcançado por meio do consumo da água com limão. Mas, como vimos acima, esse potencial de alcalinizar o corpo da água com limão é realmente baixo - e o melhor é mesmo apostar em uma dieta balanceada, com uma grande variedade de frutas e vegetais, que pode ajudar a reduzir o risco de câncer.
Comer limão quando está muito mole ou com a casca manchada é perigoso?