• Entrar
  • Cadastrar
Como eliminar pedras nos rins comendo: descubra os alimentos que combatem a doença

Engana-se quem pensa que a água é a única solução para enfrentar as pedras que surgem nos rins. Veja agora o que fazer para enfrentar este problema. Confira no TudoGostoso!

A pouca ingestão de água é facilmente associada à presença de pedras nos rins. Isso faz muitos acharem que a solução perfeita para resolver o problema, é beber água. De fato, isso é extremamente importante no combate à doença, mas não é algo exclusivo. Os alimentos também são importantes e devem ser analisados com o propósito de permitir um bom funcionamento dos órgãos. Quer sair quais são eles? E o que evitar? Temos as respostas para você!

Água é um das principais responsáveis por eliminar as pedras nos rins, mas não é a única

O que causa as pedras nos rins?

O problema inicia quando há acúmulo ácido úrico e oxalato de cálcio no organismo. Em grandes quantidades, essa substância se unem e formam cristais que podem causar dor e sobrecarregar os rins. Há pessoas que são mais propensas à desenvolverem pedra nos rins por problemas genéticos ou por infecções urinárias, mas as principais causas são a pouca ingestão de água e a má alimentação, principalmente com comidas com sal em excesso e a pouca ingestão de água.

Como saber se tenho pedras nos rins?

Geralmente, elas são pequenas, mas provocam crises marcadas por dores intensas, que começam na região lombar e se espalham para o abdômen. Para as mulheres, a dor muito se assemelha com a da cólica, mas a diferença é que ela fica concentrada na parte de trás do corpo, perto da coluna. Recomendamos que você faça exames com frequência e caso venha a sentir alguma dor mais aguda, vá ao hospital.

Coma frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em citrato, um mineral que dificulta a formação dos cálculos renais. Inclua a laranja, o limão, o abacaxi, a acerola e a pitanga na sua alimentação! Mas tenha cuidado para não exagerar, 3 a 4 porções por dia são consideradas o ideal.

Alimentos ricos em água

Já que você precisa aumentar a quantidade de líquidos e diluir a urina, os alimentos ricos em água são essenciais para esse processo. Opte pelos rabanetes, as melancia, o tomate, a cenoura e o melão, por exemplo.

Cereais

Os cereais como milho, trigo e aveia, são ricos em fitatos, substâncias orgânicas que são importantes na proteção contra os cálculos renais. Em especial, a aveia é fonte de magnésio, um mineral capaz de se ligar com o oxalato e diminuir a formação dos cálculos.

O que evitar comer para não ter cálculos renais

Diminua o consumo do sal, principalmente em alimentos embutidos como salsicha e linguiça. Legumes e vegetais como o espinafre, a beterraba, a salsinha, o quiabo e a batata são opções para ficar longe. Se você gosta de amendoim, nozes, pimenta, marmelada, carambola, morangos, chá preto, chá verde e entre outros, infelizmente você vai ter que dar um tempo no consumo até, pelo menos, a saúde dos rins voltar ao normal. Bebidas açucaradas podem aumentar o risco de formação de pedras nos rins, por isso, evite refrigerantes, sucos concentrados e bebidas energéticas.

Cuidados especiais com os cálculos renais

Essa é uma doença que exige diversas restrições, mas não se desespere! Apesar de causar dor, esse é um problema relativamente de fácil solução e já até existem remédios que ajudam a expelir essas pedrinhas através da urina. Você também pode manter um estilo de vida saudável e praticar atividades físicas regularmente. Se você já teve ou está com a suspeita de possuir cálculos renais, não deixe de consulte um urologista para fazer o diagnóstico adequado e iniciar o tratamento.

Veja mais

Leite vegetal pode substituir o leite de vaca? Descubra se vale a pena incluir a bebida na sua alimentação!

Sem álcool e com frutose: cirrose hepática pode ser perturbadora. Saiba como ocorre a doença!

Não gosta de beber água? Veja dicas e receitas para se manter hidratado no verão com frutas e legumes

Temas relacionados