Quem nunca esqueceu algum alimento no fogo e ele acabou queimando na correria do dia a dia? Nessas horas sempre surge aquela dúvida: comida queimada faz mal para a saúde ou é possível tentar salvar alguma coisa da receita e consumir? Pois saiba que o pão torrado ou a carne estorricada não são a melhor opção para uma alimentação saudável. Quer saber por que? O TudoGostoso te explica! Confira a seguir se comida queimada faz mal e como evitar esse problema!
Faz mal comer comida queimada? Descubra os riscos e proteja sua saúde!
Pode comer comida queimada? Descubra se o o alimento que passou do ponto faz mal
Como evitar que a comida fique queimada?
Antes de saber os riscos de comer comida queimada, nada melhor do que evitar esse problema, não é mesmo? Parece óbvio mas existem algumas dicas essenciais para evitar que os alimentos queimem, especialmente proteínas.
Na hora do churrasco, por exemplo, você pode envolver a peça com papel-alumínio para evitar o contato com a fumaça e evite colocar o alimento muito próximo da brasa. Outra dica bacana é evitar que a carne passe tempo demais no fogo. Esquentar a peça por alguns segundos no micro-ondas vai fazer ela chegar no ponto mais rápido.
As recomendações valem para outros alimentos, como pães, torradas e até legumes. Fique atento ao tempo da receita, e use alarmes ou o timer dos aparelhos para não deixar nada passar do ponto!
Comida queimada faz mal?
Sim, a comida queimada pode fazer mal à saúde. Alimentos torrados, com aquela coloração preta, são fontes de substâncias químicas que, quando ingeridas, aumentam as chances do surgimento de diversas doenças. Entre elas, estão a acrilamida e os Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos, ambos com potencial cancerígeno.
A acrilamida surge principalmente em carboidratos, por isso há risco em comer pão torrado e aquela batata frita que passou do ponto. No caso das carnes, o alimento estorricado também tem substâncias inflamatórias. A situação piora quando há fumaça no preparo e a formação de hidrocarbonetos que também aumentam o risco de desenvolver câncer.
Quantidade e modo de preparo
É claro que a quantidade ingerida faz toda a diferença. Os malefícios dessas substâncias são avaliados em laboratório em quantidade maior do que a presente na nossa alimentação.
de forma geral, não precisa abolir o churrasco, mas é bom ficar de olho na frequência de consumo. Ou recomendação é frite menos os alimentos e consumir o que puder cozido a vapor ou até cru, no caso de legumes e vegetais.
Veja mais
O segredo para gelar bebidas mais rápido usando um ingrediente barato que você já tem em casa
Uma fruta mofada estraga todas as outras? Tenho que jogar a caixa fora?