• Entrar
  • Cadastrar
Comer carne vermelha todos os dias faz mal? Descubra o que pode acontecer com o corpo!

A carne é um dos alimentos que são mais facilmente encontrados na mesa do brasileiro. Apesar disso, será que existe algum problema quando ela é consumida em grandes quantidades? Confira!

Comer carne vermelha todos os dias faz mal? Descubra o que pode acontecer com o corpo!

Cuidado com o consumo exagerado de carne! (Crédito: TudoGostoso)

 

A carne é uma comida que já faz parte do cardápio brasileiro quase que de maneira fixa, sendo o Brasil um dos países mais a consomem mundialmente. Seja ensopada, frita ou até mesmo no churrasco, ela sempre está presente no prato de refeição. Mas será que existe algum perigo em comer carne vermelha todos os dias? O TudoGostoso foi em busca de respostas e pode te surpreender. Descubra agora!

Nutrientes da carne vermelha

A carne traz vitaminas e minerais importantes para o organismo! Ela é uma excelente fonte de proteínas, vitamina B3, B6 e B12 e outros nutrientes essenciais para o organismo como o ferro, zinco e selênio. Ela é benéfica para a saúde já que possui esses componentes necessários para o corpo humano. Mas para isso, é necessário tomar cuidado quanto a sua quantidade para poder ter uma alimentação saudável e balanceada.

Carne vermelha em excesso faz mal?

Tudo em excesso faz mal, e com a carne não poderia ser diferente. O principal motivo por trás do perigo em torno do consumo exagerado dela no dia a dia está ligado ao risco das doenças cardíacas. Por ela conter gorduras saturadas, isso pode acarretar em problemas para o coração ao aumentar o colesterol ruim, entupir as veias sanguíneas e favorecer a pressão arterial alta. Atrelado a isso, outro fator importante é que a carne vermelha pode favorecer o aparecimento de câncer de cólon, estômago, faringe, mama e próstata. Para completar, o seu excesso ainda pode acarretar na presença de uma maior acidez no organismo, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças renais e de diabetes.

Dicas essenciais para o consumo

Calma! Cortar completamente não precisa ser uma opção, e sim basta com que o seu consumo seja reduzido para cerca de, em média, três dias por semana. Dê preferência para as carnes magras, ou seja, cortes com pouca gordura, como o coxão mole, a maminha, o patinho e o filé mignon. Evite ao máximo o consumo de carnes processadas pois elas são ainda mais prejudiciais à saúde por conter aditivos químicos e quantidades exageradas de sódio. Quando for preparar a carne, utilize azeite de oliva no lugar de óleos comuns para as frituras.

Como substituir a carne vermelha

O que não faltam são opções para substituir a carne vermelha! Você pode optar pelo consumo de carnes brancas, como o peixe e o frango. Além disso, use e abuse da sua criatividade inserindo frutas, vegetais, nozes e alimentos ricos em fibras enquanto o organismo passa pelo processo de adaptação. Junto com essa alimentação saudável e balanceada, invista na prática de exercícios físicos e veja o bem que isso fará para o seu corpo e saúde.

Veja mais

Vinho faz bem pro coração? Descubra se a bebida pode afastar doenças cardíacas!
Gorduras boas: entenda como oleaginosas, sementes e peixes podem baixar o colesterol ruim
Alimentos ricos em potássio: confira opções para prevenir a pressão alta e regular o metabolismo

Temas relacionados