Todo mundo sabe que beber refrigerante faz mal, mas por quê? Ele faz parte do grupo de mercadorias que as pessoas não sabem explicar com precisão o motivo de serem prejudiciais à saúde, apenas sabem que sim. Ele é pobre em nutrientes, sendo composto basicamente por açúcar, sódio e cafeína. O seu uso a longo prazo pode trazer diversos problemas de saúde. Para te convencer que evitar beber refrigerante com frequência é a melhor opção, o TudoGostoso separou algumas mudanças que acontecem com o seu corpo quando você deixa de consumi-lo! Vem com a gente conferir!
Os refrigerantes impactam de forma negativa na saúde
O que acontece com o corpo quando paramos de beber refrigerante?
O resultado já é perceptível com cerca de duas semanas sem beber refrigerante. Chega de gases, barriga inchada e prisão de ventre! A bebida apresenta gás gastrointestinal, então quando cortamos o seu consumo, conseguimos ter um intestino saudável e regulado. Outro ponto que muda é a resistência óssea pois os ingredientes presentes afetam os ossos de maneira direta. Sem o refrigerante, passamos a metabolizar vitamina D sem maiores dificuldades, a ter níveis normais de cálcio e menos fraturas recorrentes.
Quais os benefícios de parar de beber refrigerante?
Eles são inúmeros! Como o refrigerante possui açúcar e sódio em grandes quantidades, ele acaba sendo extremamente negativo para o corpo. Quando optamos por parar de consumir essa bebida, podemos perder uns quilinhos e emagrecer, melhorar sua saúde bucal, manter a pele saudável e ter mais disposição ao longo do dia! Tudo de bom, né?
Por que o refrigerante engorda?
Ele possui açúcar e cafeína, ingredientes que causam uma espécie de dependência. Além disso, é comum beber durante as refeições, provocando em um ganho de peso. Ele também desacelera o funcionamento do metabolismo, dificultando a queima de gordura e fazendo com que elas acumulem. Torna-se um ciclo vicioso entre comida e bebida.
Por que beber refrigerante é ruim para a saúde?
A bebida parece combinar bem com diferentes tipos de comidas, desde hambúrgueres, batatas-fritas e pizzas, até a pratos caseiros presentes no almoço. Não importa a ocasião, ele está sempre lá. O principal motivo dele ser considerado um vilão em termos de saúde é pela presença excessiva de açúcar. As principais doenças causadas por ele são a diabetes tipo 2, hipertensão, o sobrepeso e cáries dentárias.
Como substituir o refrigerante no dia a dia
Pode parecer difícil, mas não é nada de outro mundo viver sem refrigerantes. Com o tempo é normal se acostumar a esse estilo de vida e parar de sentir vontade de consumir essa bebida. As opções para acabar com a sede são inúmeras! Foque na água comum ou na água com limão se procurar por um frescor e um sabor mais acentuado. A água com gás não é uma das melhores opções, mas ela definitivamente e menos prejudicial do que o consumo de refrigerantes, então a inclua na sua lista de opções. Chás gelados e sucos são outras ótimas alternativas de combinar o ótimo sabor, com a vida saudável!
Veja mais
Refrigerante saudável? Ele existe! Veja como fazer a bebida refrescante pra sair da mesmice em casa
Suco engorda? Entenda por que isso é um mito e aprenda o jeito certo de consumir a bebida
Leite vegetal pode substituir o leite de vaca? Descubra se vale a pena incluir a bebida na sua alimentação!