O chá de camomila, tratado como uma receita caseira para insônia, dores de barriga e até mesmo ansiedade, de acordo com o senso comum, é a infusão mais conhecida e consumida no Brasil. Inclusive, a camomila, plantinha parecida com uma margarida que é usada para fazer o chá, já era usada na Antiguidade por gregos e romanos por causa da crença no seu potencial terapêutico.
Mas será que a bebida é realmente tão poderosa assim? Segundo um estudo publicado em 2022: sim! Descubra quais são os benefícios do chá de camomila para a saúde, o melhor horário para tomar uma xícara da bebida e o que acontece se você beber a infusão todos os dias no TudoGostoso.
Quais os benefícios do chá de camomila?
Os benefícios do chá de camomila estão diretamente ligados às propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e antiespomádicas da infusão, que também contém apigenina, um composto com propriedades relaxantes.
Melhorar o sono
Graças à apigenina, que possui um efeito tranquilizante e sedativo no sistema nervoso, o chá de camomila realmente melhora o sono. Conheça outros chás que ajudam a dormir melhor.
Aliviar problemas no estômago
A infusão não só ajuda na digestão de alimentos como é um aliado importante contra outros problemas estomacais, como a azia e a náusea. O chá de camomila ainda pode prevenir o crescimento de bactérias relacionadas a gastrite e úlceras.
Aliviar cólicas menstruais
As propriedades antiespomádicas, antiinflamatória e relaxante diminuem contrações musculares, o que pode aliviar cólicas menstruais. Pelos mesmos motivos, o chá de camomila ajuda com sintomas pré-menstruais, como insônia e irritabilidade.
Ajudar com ansiedade e estresse
Além de atuar diretamente no sistema nervoso, relaxando-o, a apigenina diminui os níveis de cortisol, hormônio associado ao estresse, no organismo. O chá de alecrim é outra alternativa para a ansiedade.
Controlar a diabetes
Com suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, o chá de camomila protege as células do pâncreas contra radicais livres, o que ajuda no controle do nível de insulina no sangue. Porém, lembre-se que a infusão é apenas um complemento. Busque um profissional da saúde para se tratar corretamente.
Evitar doenças cardíacas
Rico em luteolina, quercetina e esculetina, que são antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, o chá de camomila ajuda no equilíbrio do colesterol geral e o colesterol "ruim" (LDL). O chá verde também pode ajudar.
Reduzir sintomas gripais
Por ser antinflamatório e antiespomádico, o chá de camomila pode reduzir sintomas gripais, como tosse e congestão nasal.
Qual o melhor horário para tomar chá de camomila?
Não existe um horário específico que funcione melhor do que os outros quando se trata do consumo da infusão. No entanto, devido às propriedades relaxantes do chá de camomila, é melhor evitar tomá-lo depois das 17h para não atrapalhar seu sono. Se for usá-lo para dormir, é bom tomá-lo uma a duas horas antes de deitar.
O que acontece se você beber chá de camomila todos os dias?
Os efeitos benéficos da infusão funcionam melhor se você tomar a bebida diariamente. No entanto, como tudo em excesso faz mal, é aconselhado que você não tome mais de duas ou três xícaras por dia. Caso contrário, você pode sentir náuseas ou vomitar.
Veja mais!
Malefícios do chá de erva-doce: é isso que acontece com o seu corpo se exagerar na dose
Benefícios da maçã para dormir melhor: é isso que acontece com o seu sono se comer a fruta à noite