• Entrar
  • Cadastrar
Quantas xícaras de chá de camomila devo tomar por dia para reduzir o estresse aumentar a sensação de bem-estar

A camomila contém compostos que interagem com o sistema nervoso, proporcionando efeitos relaxantes. Veja qual a quantidade diária recomendada para aliviar os sintomas de estresse. 

o chá de camomila ajuda a reduzir o estresse e promove a relaxamento devido às suas propriedades calmantes. (créditos: Shutterstock)

O chá de camomila é uma bebida conhecida pelo seu efeito calmante e curativo. Feito com as flores e folhas da camomila, o chá é rico em antioxidantes e flavonoides que atuam diretamente no sistema nervoso central, controlando as reações de estresse e ansiedade. Por esse motivo, o consumo diário da bebida é considerado um grande aliado do bem-estar físico e mental. Mas quantas xícaras é preciso tomar por dia para melhorar o nosso estado emocional? O TudoGostoso procurou saber mais sobre o assunto e a resposta vai te surpreender. Veja a seguir.

Quantas xícaras de chá de camomila são necessárias para reduzir o estresse?

A recomendação diária para o consumo de camomila é de 6 a 12 gramas de flores desidratadas. Essa medida corresponde a, aproximadamente, 2 colheres de sobremesa da planta, quantidade suficiente para preparar duas xícaras de 200ml de chá. Depois da ingestão, estima-se que a bebida demore cerca de 30 minutos para fazer efeito, tempo que o organismo leva para processar as propriedades da camomila.

Isso significa que você precisa tomar duas xícaras de chá de camomila por dia para reduzir o estresse? Depende. De modo geral, essa quantidade já é o suficiente para usufruir dos benefícios da planta. Mas como nosso estado emocional é influenciado por diversos fatores, o efeito do chá pode não ser o mesmo para todas as pessoas. Sendo assim, é importante considerar o nível de estresse de cada indivíduo para saber se o chá sozinho é o bastante para promover a sensação de bem-estar e relaxamento.

Benefícios da camomila no combate ao estresse e ansiedade

A camomila possui propriedades calmantes que regulam os níveis de cortisol no organismo. Por isso, o chá da planta é muito benéfico para reduzir os sintomas de estresse e ansiedade de grau leve a moderado. O consumo da erva também é indicado para melhorar a qualidade do sono devido suas propriedades sedativas.

Tomar chá de camomila regularmente ainda oferece outros benefícios para a saúde, entre eles:

Previne doenças cardiovasculares: a camomila controla a pressão arterial e reduz o risco de ataques cardíacos e Acidente Vascular Cerebral (AVC). A planta também regula os níveis de colesterol LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim.

Alivia cólicas menstruais: a camomila possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem a produção de prostaglandina, substância que estimula a contração do útero para eliminar o fluxo menstrual. São essas contrações uterinas que provocam a dor da cólica menstrual.

Fortalece as defesas do organismo: a camomila é rica em antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. Assim, seu consumo é uma ótima forma de prevenir doenças infecciosas como gripes, resfriados e viroses.

Controla os níveis de açúcar no sangue: estudos indicam que a camomila tem efeito positivo em pacientes com diabetes mellitus. Isso porque ela ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

Contraindicações

O chá de camomila não é indicado para pessoas grávidas ou em tratamento com anticoagulantes, pois sua ação aumenta o risco de sangramentos e hemorragias. Crianças menores de 6 anos também não podem consumir a bebida.

Vale reforçar que o chá de camomila não deve usado como substituto de tratamentos médicos convencionais. Portanto, se você faz uso de algum medicamento para tratar quadros de estresse e ansiedade, converse com um profissional para descobrir como incluir a bebida na sua rotina e qual a quantidade recomendada para seu caso.

Veja também:

Esse chá com duas flores é a melhor arma natural contra insônia. Partiu dormir bem?
Comer chocolate amargo te deixa mais feliz e alivia ansiedade: veja como consumir com o TudoGostoso

Temas relacionados