• Entrar
  • Cadastrar
Cafeína acelera o metabolismo? Descubra se a substância tem efeito no emagrecimento
Nutricionista explica como ingerir cafeína e quais são os efeitos da substância no organismo. Confira!

Acelerar o metabolismo costuma ser um dos objetivos de quem quer emagrecer e manter hábitos de vida mais saudáveis. Uma pessoa com metabolismo lento tem maior dificuldade de perder calorias, que acabam se transformando em gordura.

Basta uma rápida pesquisa na internet para encontrar listas de alimentos e substâncias que ajudam o corpo nesta tarefa e a cafeína costuma ser uma delas. Mas será que esse composto realmente tem essa função? O TudoGostoso convidou o nutricionista Lucas Alencar (@lucasalencarnutri), especialista em nutrição clínica, para tirar essa dúvida. Confira!

A cafeína sozinha é capaz de acelerar o metabolismo? Vejas as dicas de um nutricionista sobre!

O que é cafeína?

A cafeína é uma substância derivada das xantinas, compostos conhecidos por estimular o sistema nervoso central. A substância está relacionada a combater a fadiga, o sono, melhorar o estado de alerta e o desempenho em diversas atividades. A cafeína costuma fazer efeito logo depois da ingestão, mas tem um tempo de meia-vida no organismo que varia de 4 a 6 horas de duração.

Como ingerir cafeína?

O café é o primeiro ingrediente que vem à mente quando se pensa em formas de inferir a cafeína, mas a substância também está presente em outras bebidas e alimentos, como chá-verde, chá-mate, chá-preto, oolong, e cacau.

A substância também pode ser consumida como suplementação em cápsulas ou pó, mas esse hábito depende de orientação de um profissional especializado e deve ser realizado com a combinação de atividade física e uma alimentação saudável.

O consumo também precisa ser moderado. No caso do café, por exemplo, o ideal é não passar de duas xícaras por dia.

“A dose de cafeína e a resposta da substância no organismo muda em cada indivíduo. A quantidade deve ser alterada com o surgimento de problemas decorrentes do consumo, como perda do sono, desconforto gástrico e aumento irregular da frequência cardíaca”, destaca Lucas.

Cafeína acelera o metabolismo?

A cafeína, sozinha, não pode ser responsável por acelerar o metabolismo a longo prazo. A substância ajuda no desempenho nos treinos e deixar um indivíduo mais disposto, mas tem efeito limitado. Pelo mesmo motivo, é falso afirmar que o café emagrece.

Para acelerar o metabolismo, é necessário uma combinação de fatores, que vão desde ingerir gorduras boas, fibras, manter a hidratação até evitar ficar muito tempo sem comer e fazer atividades físicas regularmente.

“A literatura deixa bem claro, por exemplo, que o café tem um efeito termogênico, aumentando o gasto energético, mas nada tão significativo assim. Podemos utilizar a substância para ajudar a estimular uma melhor resposta ao treinamento, mas não para acelerar o metabolismo de fato”, explica o nutricionista.

Quem não deve consumir cafeína?

“De maneira geral, quem precisa ter uma atenção maior na ingestão de cafeína são gestantes, pessoas com algum quadro de ansiedade e hipertensas. Lembrando: pode haver o consumo, mas precisam ser cautelosos com o excesso”, alerta Lucas.

Veja mais

Comer à noite engorda? Descubra a hora certa para jantar e o que consumir no fim do dia

Banana reduz cãibra? Engorda? Nutricionista zera dúvidas sobre a fruta queridinha das receitas fit

Temas relacionados