
O limão e o gengibre são considerados uma combinação super potente (Créditos: Shutterstock)
O fígado é um dos principais órgãos do corpo humano. Além de ajudar na digestão com a produção da bule, ele também é responsável por eliminar substâncias tóxicas e microrganismos prejudiciais à saúde.
Na medicina tradicional chinesa, o fígado também tem papel importantíssimo no equilíbrio e no fluxo de energia do corpo humano. Não é à toa, portanto, que, em busca de uma vida mais saudável, muitas pessoas se preocupam em garantir que ele está funcionando bem. E elas costumam começar pelo que consomem.
Inclusive, existem bebidas, frutas, vegetais e leguminosas muito conhecidos por serem bons para “desintoxicar” o órgão. É o caso da água de limão e gengibre. Mas será que ela realmente impacta o nosso fígado? Descubra a verdade sobre o efeito da água de limão e gengibre, segundo a ciência, no TudoGostoso.
Água de limão e gengibre realmente “desintoxica” o fígado?
O limão e o gengibre são clássicos da cozinha, sendo muito usados em infusões e chás, assim como sobremesas, ensopados, saladas, aperitivos e coquetéis. Eles também são muito celebrados pelas suas propriedades medicinais.
O limão, por exemplo, é rico em vitamina C, fibras solúveis e antioxidantes. Já o gengibre tem propriedades antioxidantes, digestivas, anti-inflamatórias, termogênicas, antiespasmódicas e muito mais.
A combinação é considerada tão potente que os efeitos da água de limão e gengibre estão sendo avaliados na prevenção de alguns tipos de câncer, proteção contra o álcool e outras condições. Mas ainda não há um veredito.
Ainda que a bebida seja benéfica, no entanto, o seu impacto provavelmente não é tão rápido quanto a maioria das pessoas imagina ou deseja. A verdade é que a água de limão e gengibre não “limpa” ou “desintoxica” o fígado, ela só ajuda o órgão a funcionar melhor, de acordo com especialistas. E ela só vai ajudá-lo mesmo se for uma parte constante de uma rotina de cuidados.
Outros hábitos que podem potencializar a ação do seu fígado são: ingerir mais água (1,5 a 2 L/dia), praticar atividade física regularmente, comer frutas e verduras, e evitar o excesso de álcool.
Veja mais!
Eu troquei o café de todas as manhãs por essa bebida com o apoio de uma médica especialista em Burnout: veja o que aconteceu com a minha energia e foco
Nada de chia: esse é alimento que estimula a memória e ajuda a proteger o sistema nervoso