• Entrar
  • Cadastrar
Esse chá espanta o calor e limpa o fígado, segundo mestre da medicina chinesa

O ingrediente principal desse chá poderoso vai te surpreender: descubra todos os detalhes a seguir!

Chá de feijão mung ou moyashi: descubra os benefícios dessa bebida queridinha da culinária asiática (Foto: Shutterstock)

O feijão é um dos alimentos com maior variedade no mundo: segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), são mais de 150 espécies em todo o mundo. Na culinária, isso significa uma versatilidade imensa de sabores e receitas: dentre eles, um dos menos conhecidos é o feijão mung ou feijão verde chinês.

Muito popular na medicina asiática, ele é o principal ingrediente de um chá que é perfeito para espantar o calor e fazer uma limpeza no fígado. “A gente aprendeu essa receita com um mestre de medicina chinesa, mas ela também é muito usada em regiões quentes da China e do Havaí”, contou o criador de conteúdo Paulo Yamaçake.

O chá é feito com um litro de água potável e meia xícara desse feijão. “A gente chama ele de moyashi e o broto é usado na culinária japonesa. Ferva em fogo bem baixinho por 15 minutos e depois é só servir”, indica. Esse preparo dura 24 horas na geladeira e, a ele, pode ser adicionado especiarias e temperos para dar mais sabor, como gengibre, canela e hortelã.

Conheça os benefícios do feijão mung ou feijão verde chinês

Além de ser consumido em chá, o feijão mung pode ser comido in natura, cozido, ou em broto. Uma porção dele traz cerca de 23% da vitamina C diária recomendada para um adulto saudável.

Esse nutriente é essencial para o sistema imunológico humano: é a vitamina C que estimula a produção dos glóbulos brancos no sangue e, dessa forma, ajuda na prevenção de diferentes doenças. Na Universidade de Adelaide, localizada na Austrália, pesquisadores verificaram que a vitamina C presente nos brotos de feijão tinha atuação notável no combate à ansiedade e depressão, especialmente no grupo feminino analisado.

O feijão mung contém ainda ferro, mineral também associado à prevenção de infecções no organismo humano. Outros estudos recentes apontam uma correlação entre o consumo de feijão mung e a redução do stress. Na revista especializada Food & Function, uma pesquisa apontou que esse ingrediente tem bioflavonoides capazes de proteger o organismo do estresse. Agora que sabe de todos esses benefícios, que tal tomar esse chá poderoso?

Veja mais:

- O que acontece se você deixar o feijão de molho com limão?

- Para que serve bicarbonato no feijão? Ingrediente influencia no cozimento e até nos gases!

Temas relacionados