• Entrar
  • Cadastrar
Para que serve bicarbonato no feijão? Ingrediente influencia no cozimento e até nos gases!

Anvisa libera uso do bicarbonato de sódio em alimentos, mas de forma moderada, porque se trata de um sal.

Bicarbonato no feijão: saiba o que acontece ao incluir o ingrediente no preparo (Foto: Shutterstock)

Você sabe para que serve colocar o bicarbonato de sódio no feijão? Esse é um mistério que vamos desvendar de uma vez por todas! Certamente você já desconfiou ou ouviu alguém reclamar que se sentiu inchado após comer um prato do alimento em algum restaurante e culpou o uso do bicarbonato de sódio, considerado o rei da faxina, na receita.

Mas será que o incômodo causado pelo consumo do feijão fora de casa é mesmo culpa do ingrediente que tem tantas funções na cozinha? O bicarbonato de sódio, muito usado na limpeza da casa, não faz mal para a saúde?

Descubra o que acontece ao incluir esse item no preparo do feijão e como ele pode agir no seu organismo.

Para que colocar bicarbonato de sódio no feijão?

O bicarbonato de sódio pode ser usado no preparo de feijão e isso não faz com que você perca os nutrientes como em outros casos. Algumas pessoas ou estabelecimentos incluem esse ingrediente na receita. Mas qual o sentido? Dá mais sabor à comida?

Na verdade, o bicarbonato é considerado um aditivo alimentar. Ele é um composto químico que pode ser utilizado no molho em alguns restaurantes com o objetivo de reduzir o tempo de cozimento. E como o feijão já é um alimento que leva mais tempo para ficar pronto, esse recurso pode ser um aliado.

A Anvisa até libera este aditivo, de forma moderada, uma vez que ele não modifica os nutrientes do alimento. Mas não custa ressaltar que essa substância é um sal e, por este motivo, pessoas com hipertensão, grávidas ou com retenção de líquidos devem administrar o consumo com equilíbrio.

Colocar bicarbonato no feijão faz mal à saúde?

O bicarbonato de sódio não faz mal para o organismo. Ele até oferece alguns benefícios, e um deles são graças às suas propriedades alcalinas. Na medicina, ele é usado para aliviar azia ou indigestão ácida. Não por acaso o sal de fruta conta com o bicarbonato de sódio na composição.

Por ser considerado um antiácido, ele ainda costuma ser indicado para tratamento de algumas doenças intestinais, como úlceras e refluxo. No entanto, para esses casos, o seu uso deve ser realizado sob prescrições e orientações médicas.

Como o bicarbonato de sódio é um antiácido absorvível, o seu poder alcalino neutraliza rapidamente o ácido estomacal e alivia os sintomas de refluxo.

Como o bicarbonato de sódio no feijão influencia nos gases

Um estudo realizado em 2011 apontou que há uma redução significativa dos oligossacarídeos do feijão, componentes que causam gases, quando o bicarbonato de sódio é adicionado ao remolho do feijão e essa água é descartada antes de cozinhar.

Já em outro estudo partindo do mesmo processo de remolho com bicarbonato, foi observado uma maior conservação de celulose, hemicelulose e lignina. Essas análises indicam que o composto não só reduz as flatulências, como também mantêm as paredes dos grãos mais preservados, diminuindo a perda dos nutrientes.

Melhores opções de tempero no lugar do bicarbonato

As sugestões do Guia Alimentar para a População Brasileira indica o uso de temperos naturais para o preparo de alimentos, incluindo o feijão e o arroz. Neste caso, temperar o feijão com alho, cebola, louro, manjericão são as melhores opções.

E essa orientação não é apenas para o feijão, mas para qualquer tipo de receita, pois evita riscos de reações para pessoas celíacas.

Veja mais:

Bicarbonato serve pra quase tudo: saiba quando NÃO usar.

Feijão de molho no vinagre: evite gases com essa dica da nutri.

Temas relacionados