
Entenda quais podem ser os efeitos do feijão no organismo (Créditos: Shutterstock)
O feijão é um dos alimentos que não podem faltar no prato de um brasileiro! Fonte de proteínas, fibras e minerais importantes para o funcionamento do organismo, como o ferro, esse poderoso grão deixa as refeições mais nutritivas e saborosas.
Existem diferentes tipos de feijão, com características e benefícios distintos, mas independente do tipo, todos eles levam ao mesmo questionamento: feijão realmente dá gases? Hoje, o TudoGostoso vai te explicar a ciência por trás desse assunto, trazendo mitos e verdades sobre o alimento queridinho dos brasileiros. Confira!
O feijão realmente causa gases?
Sim, assim como outras leguminosas, o feijão pode provocar flatulências. Isso acontece devido à presença de um carboidrato que está em abundância nesses vegetais chamado oligossacarídeo. O intestino delgado não possui enzimas para digerir esse composto por completo, por isso, ao chegar no intestino grosso ele é fermentado, sendo transformado em gases como dióxido de carbono, hidrogênio e metano.
As leguminosas também apresentam uma substância chamada fitato, que atrapalha o processo de digestão. Isso acaba sendo problema especialmente para pessoas mais sensíveis ou que naturalmente não têm uma digestão muito eficaz, gerando além dos gases, aquela sensação de inchaço e incômodo. Felizmente, tudo isso pode ser evitado com uma simples prática: deixando o feijão de molho. Então, sim, esse procedimento é muito importante para evitar os gases e a indigestão.
Quais são os benefícios de deixar o feijão de molho?
Ao deixar as leguminosas de molho, além de eliminar os gases e evitar os desconfortos da indigestão, você também favorece para uma melhor absorção dos nutrientes. Nesse processo, o fitato, o antinutriente do feijão que impede que nosso organismo absorva os minerais da leguminosa, é eliminado.
Além disso, você também facilita o preparo do alimento, deixando-o macio e reduzindo o tempo de cozimento na panela de pressão. O recomendado é deixar o feijão de molho de 7 a 12 horas, trocando sempre a água, especialmente antes de levá-lo para cozinhar.
Mitos e verdades sobre o feijão que todos deveriam saber
Agora que já tiramos essas dúvidas do caminho, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o consumo e preparo do feijão, que você com certeza já escutou ou leu por aí. Um dos mitos é de que o feijão causa azia, prisão de ventre ou diarreia. O feijão em si não gera esses sintomas para a maioria das pessoas, o problema está na alta quantidade de fibras que pode fazer mal para quem não está acostumado com uma dieta do tipo. Além disso, os efeitos podem variar muito de pessoa para pessoa.
Também é comum escutar que ferver o feijão antes de colocá-lo para cozinhar na panela de pressão é uma outra maneira de remover os gases e isso pode, sim, funcionar, desde que seja feito da maneira correta. Essa é uma técnica que serve para diminuir o tempo que seria necessário se fosse deixar os grãos de molho na água fria.
Basta colocar as leguminosas em uma panela com bastante água e levar ao fogo. Espere a água ferver e depois deixe por até 5 minutos. Após esse tempo, tire do fogo, mas deixe na panela com a água quente por 1 hora. Esse “pré-cozimento” substitui perfeitamente as horas de molho em água fria.
Veja mais:
Feijão sem gases: 3 passos que você precisa seguir para comer o seu feijãozinho numa boa
Adeus gases: 4 remédios naturais dessa fitoterapeuta para acabar com o cheiro ruim, desconforto e barriga estufada