• Entrar
  • Cadastrar
Feijão sem gases: 3 passos que você precisa seguir para comer o seu feijãozinho numa boa

Esses passos simples vão ajudar a reduzir o desconforto após comer feijão

Feijão sem gases: 3 passos que você precisa seguir para comer o seu feijãozinho numa boa

Chega de gases após comer feijão! Siga essas dicas simples (Crédito: Shutterstock)

O arroz com feijão é a alimentação base de muitos brasileiros e não tem como abrir mão dessa delícia típica do Brasil. O problema é que muita gente até gosta de feijão, mas não pode comer porque sente desconfortos gastrointestinais.

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe! Nós temos três dicas práticas para preparar o feijão de forma a minimizar a produção de gases, permitindo que você aproveite todos os seus benefícios nutricionais.

Como comer feijão sem ter gases: 3 dicas práticas

O feijão é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, frequentemente combinado com arroz, formando uma refeição rica em proteínas, fibras e carboidratos. Contudo, a produção de gases após o consumo de feijão é uma queixa comum. Vamos ver cias para evitar isso!

1. Deixe o feijão de molho

A primeira e mais importante dica é deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo. Este passo não só ajuda a reduzir o tempo de cozimento, mas também é crucial para minimizar a produção de gases.

Quando você deixa o feijão de molho, ele absorve água e os oligossacarídeos, que são os carboidratos responsáveis pela fermentação e produção de gases, são eliminados na água do molho. Para isso, siga estas etapas:

  • Coloque o feijão em uma tigela grande e cubra-o com água, garantindo que a água esteja acima do nível do feijão
  • Troque a água pelo menos uma ou duas vezes durante o período de molho
  • Após algumas horas (idealmente 6 a 12), descarte a água e lave o feijão novamente antes de cozinhar

Essa técnica é fundamental, pois evita que os oligossacarídeos permaneçam no feijão e, consequentemente, reduz a formação de gases no intestino.

2. Use especiarias “antigases” ao cozinhar

A segunda dica é adicionar especiarias que ajudam a combater a formação de gases durante o cozimento. Algumas das melhores opções incluem:

  • Cominho: conhecido por suas propriedades digestivas, o cominho ajuda a reduzir a quantidade de gases
  • Louro: além de dar um sabor especial, a folha de louro também auxilia na digestão
  • Gengibre: este ingrediente é carminativo, o que significa que ajuda a eliminar gases do intestino

Você pode adicionar essas especiarias na água do cozimento ou, se preferir, pode fazer um chá com essas ervas e consumi-lo após a refeição. Isso proporcionará os mesmos benefícios sem alterar o sabor do feijão.

3. Evite embutidos

A terceira dica é evitar a adição de embutidos ao seu feijão. Itens como bacon, linguiça e carne seca também aumentam a produção de gases. Esses alimentos contêm nitratos e conservantes que podem irritar o intestino e causar inflamação. Em vez disso, opte por temperos mais saudáveis, como alho e cebola, que proporcionam sabor sem os efeitos colaterais indesejados.

Como deixar o feijão mais gostoso: 5 dicas valiosas
O segredo de chefs famosos para não precisar deixar o feijão ou o grão-de-bico de molho durante a noite

Temas relacionados