• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios do feijão preto: alimento é medicamento natural para anemia e muito mais!

Confira os benefícios do feijão preto e por que você deve acrescentar esse alimento às suas refeições! 

Aprenda quais são os benefícios do feijão para a saúde com o TudoGostoso! (Créditos: Shutterstock)

O feijão é uma dos alimentos base da culinária brasileira, assim como o arroz. Por causa disso, ele também está presente em muitas receitas diferentes, como é o caso da feijoada, do feijão amigo e da sopa de feijão. E não é à toa que ele é tão consumido, viu? O feijão é cheio de benefícios para a saúde, possuindo um alto valor nutricional, independente do tipo consumido. Abaixo, você confere os principais benefícios do feijão preto!

Benefícios do feijão preto para a saúde: confira a lista

A gente tem certeza que essa não vai ser a primeira vez que você vai ouvir falar em alguns desses benefícios do feijão preto, já que ele é muito conhecido por ser fonte de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo.

1. Ajuda a combater a anemia

Sem dúvidas, um dos benefícios do feijão preto que as pessoas mais escutam falar é como ele ajuda a combater a anemia. Isso acontece porque ele é muito rico em ferro, e é exatamente a falta desse mineral que pode acarretar a anemia mais comum, a ferropriva.

Quando comemos o feijão, o nosso corpo consegue absorver apenas 10% da quantidade total de ferro que o alimento possui. Falando assim, parece pouco, mas essa quantidade pode aumentar até 40% se o feijão for consumido junto com alimentos que sejam ricos em vitamina C. A vitamina C ajuda o organismo a absorver melhor o ferro. Sabia que esse é um dos motivos para a laranja ser servida junto com a feijoada?

2. Rico em vitaminas do complexo B

Você com certeza já ouviu falar nas vitaminas do complexo B, mas você sabe para o que elas servem? Bom, para começar, são oito tipos de vitaminas diferentes, e elas trabalham no nosso corpo junto com as enzimas que realizam a transformação dos carboidratos e gorduras em energia. Ou seja, a falta dessas vitaminas pode causar falta de ar, cansaço e fadiga extrema.

No caso do feijão preto, ele é composto pela maior parte por carboidratos, seguido de proteínas e fibras. Contudo, seu alto nível de vitaminas do complexo B ajuda na digestão, assim como na absorção de outras vitaminas e minerais.

3. Auxilia no bom funcionamento do intestino

Como mencionamos anteriormente, o feijão também é composto por fibras, e o consumo delas é indispensável para manter o intestino regulado e funcionando como um reloginho. Quem pensa que acabou por aí, se engana. As fibras possuem o importante papel de controlar os picos de açúcar no sangue e evitar episódios de hipoglicemia, além de aumentar a sensação de saciedade.

Para explicar melhor, uma pequena porção de 60 g de feijão preto tem 13 g de fibras, e essa quantidade supre 51% da nossa necessidade diária! Ou seja, o feijão preto é um alimento realmente muito potente!

4. Previne o surgimento de cáries (pode acreditar)

Por essa você não esperava, não é mesmo?! Recentemente, um estudo feito por pesquisadores da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) revelou que o consumo de feijão junto com o arroz pode fortalecer a ação do flúor nos dentes, ajudando na prevenção das cáries!

Isso só acontece por conta da forma que cozinhamos o feijão preto. A água que usamos para cozinhar o feijão é tratada, contendo adição de flúor e outros minerais. Durante o processo de cozimento, os grãos absorvem a água e seus nutrientes. Durante o estudo realizado pela universidade, foi notado que havia até quatro vezes mais flúor na saliva de quem comia mais arroz e feijão.

5. Ajuda a emagrecer (então nada de cortar da dieta)

Por último, mas não menos importante, o benefício do feijão preto que todo mundo queria ouvir: ajuda a emagrecer. Sim, é verdade, contrariando todas as expectativas! O feijão preto tem pouquíssimas calorias e, para melhorar, ele ainda é rico em fibras que aumentam a sensação de saciedade depois de comer.

Veja mais:

Do carioca ao azuki: todo feijão é igual? Nutricionista detalha diferenças no sabor e nos benefícios

Temas relacionados