• Entrar
  • Cadastrar
Açúcar no sangue: esses são os sinais de que você precisa diminuir o consumo de doces e carboidratos

Entenda como funciona o açúcar no sangue e como saber se os níveis de glicose estão elevados! 

Veja quais são os sinais de que o nível de açúcar no sangue está elevado (Créditos: Shuttestock)

Com certeza você já ouviu falar por aí como é necessário manter os níveis de açúcar no sangue controlados. Mas, na prática, você sabe o que isso significa? Assim como o colesterol e o triglicerídeo, que podem causar danos ao corpo se os níveis estiverem altos, uma quantidade de açúcar acima do normal pode contribuir para doenças como obesidade, diabetes e câncer. Mas nada de desespero: vem saber os sinais de que seu açúcar no sangue está alto e o que você deve mudar no seu dia a dia para melhorar.

O que é o açúcar no sangue?

O açúcar no sangue nada mais é do que a quantidade de glicose presente na nossa corrente sanguínea. Com ajuda da insulina, essa glicose é absorvida pelo corpo como energia para as células. Ou seja, a glicose é essencial para o bom funcionamento do organismo e para garantir que você poderá realizar as tarefas diárias.

O açúcar chega ao organismo através da alimentação, em grande parte. Além dos alimentos ricos em açúcares, você também deve se atentar ao consumo excessivo de carboidratos, como doces, massas, biscoitos, pães etc.

Por que o nível de açúcar no sangue fica alto?

Para o açúcar virar energia, o pâncreas libera doses de insulina, o hormônio responsável por essa tarefa. O problema está quando o corpo começa a desenvolver a resistência à insulina, o que significa que as células não respondem da maneira que deveriam a essa substância. Isso faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem.

Além disso, quando ingerimos uma quantidade exagerada de açúcar, o pâncreas fica sobrecarregado com a tarefa de produzir mais insulina; a longo prazo, o órgão pode parar de funcionar da maneira correta. É nesse momento em que os níveis de açúcar no sangue começam a ficar altos com constância, levando a doenças como diabetes.

Sinais de que nível de açúcar no sangue está alto

Existem seis sintomas que você deve prestar atenção, sendo eles: sensação de cansaço, letargia ou lentidão; humor baixo, depressão, ansiedade e irritabilidade; sensação de tontura, tremor e suor frio; fome exagerada e vontade de comer alimentos que não são saudáveis com frequência; confusão mental e, por último, esquecimento.

Se você acredita que sofre com esses sintomas, procure um médico imediatamente para que ele realize exames de check up.

Veja mais:

Esse alimento barato é capaz de diminuir o açúcar no sangue, segundo novo estudo divulgado

Temas relacionados