
Entenda como a linhaça diminui os níveis do açúcar no sangue e como adicionar esse alimento no seu cardápio! (Créditos: Shutterstock)
Um novo estudo divulgado pela Mayo Clinic, um centro de pesquisa estadunidense, traz mais informações sobre os benefícios de uma semente que tem estado cada vez mais presente na alimentação dos brasileiros: a linhaça. Não é nenhuma novidade que a linhaça é ótima para o emagrecimento e que ela também é rica em muitas vitaminas e minerais. No entanto, pesquisas recentes mostram que a linhaça é capaz de diminuir o açúcar no sangue. Vem entender melhor e aprender como adicionar a linhaça na sua alimentação de forma equilibrada!
Linhaça diminui açúcar no sangue: entenda como funciona
A linhaça é extremamente rica em fibras, e além de ajudarem a regular o intestino e aumentar a saciedade, elas também diminuem a absorção de açúcar no organismo, evitando o pico glicêmico. No organismo, as fibras retardam o esvaziamento do suco gástrico do estômago e o aumento da glicose no sangue.
Por isso, ela é um ótimo ingrediente para adicionar a alimentação de quem sofre de diabetes tipo 2. E não é só açúcar, não, viu? Ela também diminui a absorção de gorduras, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares. Contudo, é importante destacar que as informações são sobre a semente da linhaça, e, segundo a Mayo Clinic, não há comprovações de que o óleo de linhaça possui os mesmos benefícios.
Como consumir linhaça?
No próprio estudo divulgado pelo centro de pesquisas, a semente da linhaça pode ser consumida inteira, triturada ou em pó, como alimento ou farinha. Dessas formas, elas podem ser adicionadas ao pão, à tapioca, à barra de cereal caseira e iogurtes. A linhaça também não tem nenhum sabor marcante, e passa despercebida nas receitas, então não precisa se preocupar!
Porém, existe uma quantidade máxima recomendada por dia, que é de 1 colher de sopa. Segundo especialistas, consumir mais do que isso, principalmente com uma quantidade pequena de água, pode acarretar intestino preso, diarreia, flatulência e inchaço. Também não é indicado o consumo de linhaça durante a gravidez, já que ela pode causar alergias e desacelerar a coagulação do sangue, impedindo uma boa cicatrização.
Veja mais:
Receitas com linhaça: como fazer pães, bolos e mais delícias