• Entrar
  • Cadastrar
Você está sempre com fome? Entenda por que e veja como aumentar a saciedade com dicas de uma nutricionista
Você é do tipo que sente fome com muita frequência? Confira a explicação de uma especialista sobre as causas e soluções para esse problema!

Você é do tipo que está sempre com fome? Acaba de comer e já quer beliscar algo novamente? A maneira como você se alimenta pode ser a explicação para esse problema. Além disso, é importante saber diferenciar essa sensação de fome real da famosa vontade de comer, que costuma surgir por uma questão emocional. Um prato variado, com muitos nutrientes, pode ser a chave para aumentar a saciedade. Essa dica é da nutricionista Thais Ghorayeb (@nutri.thaisghorayeb), que explica a seguir quais alimentos podem fazer a fome surgir mais rápido e quais têm o efeito contrário. Confira!

Sempre com fome? Veja dicas de como resolver ess problema!

Quando a fome é considerada normal?

Nada de se comparar com o coleguinha. A nutricionista explica que não existe um tempo certo para sentir fome. Cada pessoa pode demorar um tempo diferente para ter essa sensação. Apesar disso, existem alguns sinais de alerta que precisam ser investigados:

“Caso sinta fome logo após uma refeição, isso pode ser sinal de uma alimentação pobre em nutrientes. Além disso, também é necessário avaliar a fome emocional", destaca Thais.

Como diferenciar a fome da vontade de comer?

Thais explica que a fome de verdade, chamada de fome física, vai aumentando caso a pessoa não faça nenhuma refeição e mostra alguns sinais como aquele ronco na barriga e até tontura.

“A fome real não tem preferência por alimentos específicos, o que se come é comida de verdade. Além disso, quando a pessoa realiza uma refeição, sente-se satisfeito”, destaca.

A fome emocional costuma despertar aquela vontade de comer doce ou qualquer outro item reconfortante. São ingredientes que trazem uma sensação de prazer imediato. É sempre importante investigar o que pode desencadear esse sentimento. É comum que o estresse, até a privação e uma alimentação inadequada acarretem esse problema.

Quais alimentos podem fazer a fome surgir mais rápido?

Como não poderia ser diferente, o que você come também pode influenciar no tempo que você demora para sentir fome. De forma geral, os carboidratos simples como as farinhas refinadas e açúcares fazem a fome surgir mais rápido. Nesse grupo estão as massas, pães e doces, por exemplo. São alimentos digeridos rapidamente pelo organismo, diminuindo a sensação de saciedade.

“A fome constante não é necessariamente um sinal de alerta para alguma doença, mas se ela ocorre por excesso de carboidratos refinados como farinhas e açúcares, aí sim pode acarretar doenças no futuro”, explica.

O que comer para sentir menos fome?

Thais explica que uma alimentação variada é a chave para garantir saciedade por mais tempo. A falta de proteínas, fibras e gorduras no prato também pode causar esse problema. Confira alguns alimentos que devem fazer parte do cardápio:

Proteínas: carne, frango, peixe, ovos, tofu, leguminosas

Gorduras boas: azeite, abacate, sementes e castanhas

Fibras: legumes e verduras em abundância

“Fatores comportamentais também influenciam muito na fome. Comer com atenção e estar presente naquele momento é fundamental para garantir saciedade por mais tempo”, destaca a nutricionista.

Veja mais

O que comer para deixar a dieta mais gostosa? 8 alimentos que provam que o saudável também é saboroso

Comer salada antes ou depois da refeição? Confira se a ordem faz diferença!

Temas relacionados