A melancia é uma fruta queridinha principalmente nos dias de calor, por conter bastante água. Versátil, pode ser consumida crua, em sucos e até saladas. Há quem diga que o alimento dificulta a digestão e até que trata a impotência sexual, descrevendo a fruta como um "estimulante natural". Será que isso é verdade? Para esclarecer essas dúvidas, o TudoGostoso convidou a nutricionista Paula Barbosa (@nutpaulabarbosa). A especialista explica a seguir como consumir a fruta do jeito certo e quais são os verdadeiros benefícios de incluir esse item na alimentação. Confira!
Melancia trata impotência sexual? Melhora a libido? Descubra!
Qual a relação entre melancia e impotência sexual? Veja o que diz uma especialista sobre
Quais são os benefícios da melancia?
A melancia é uma fruta versátil que pode ser consumida pura, na forma de suco e até na salada. Ela é rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios e fonte de nutrientes como vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B e alguns minerais como potássio, magnésio e fósforo.
“Além de ser uma fruta nutritiva e riquíssima em água, contribuindo para a hidratação, a melancia é rica em um aminoácido chamado Citrulina. A citrulina vem sendo estudada pelos seus efeitos vasodilatadores que podem impactar de forma positiva na saúde cardiovascular e melhora do desempenho esportivo”, destaca Paula.
Pode comer melancia todos os dias?
A melancia pode ser consumida diariamente, incluindo a casca da fruta, as sementes e aquela parte branca da fruta. A nutricionista destaca que é justamente nessas partes da fruta que encontramos uma maior concentração de citrulina. Determinar uma quantidade ideal a ser consumida vai depender de uma avaliação caso a caso.
“A quantidade a ser consumida por dia é individual e vai depender do gasto energético e das demandas nutricionais de cada um. De uma forma geral, a OMS recomenda um consumo de 5 porções diárias de frutas e vegetais. Uma porção de melancia seria o equivalente a aproximadamente 2 fatias pequenas, cerca de 200g”, explica Paula.
Melancia trata impotência sexual?
A especialista explica que essa relação entre a melancia e o estímulo sexual está associada à propriedade vasodilatadora da citrulina. O aumento desse fluxo sanguíneo poderia facilitar a entrada de sangue no pênis, e uma consequente ereção. Paula ressalta, porém, que não há evidências científicas suficientes para afirmar que o consumo da melancia de fato melhore a impotência sexual e libido.
A melancia é boa para digestão?
Melancia é um alimento composto por carboidratos conhecidos como FODMAPS, que podem causar gases, distensão, dor abdominal, diarreia e constipação quando não são digeridos. De forma geral, a fruta não tem nenhum malefício e só deve ser evitada caso o indivíduo sinta algum desconforto ao consumir.
"Pessoas com síndrome do intestino irritável e outras doenças intestinais como Doença de Crohn podem ser mais sensíveis aos FODMAPS, que estão presentes não só na melancia, mas em diversas outras frutas, leguminosas, verduras e legumes”, explica a nutricionista.
Veja mais
Chocolate amargo é afrodisíaco? Entenda se o alimento potencializa o desejo sexual
Suco engorda? Descubra por que isso é um mito e aprenda o jeito certo de consumir a bebida